CRE vai visitar campo de refugiados haitianos no Acre — Rádio Senado

CRE vai visitar campo de refugiados haitianos no Acre

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DO SENADO VAI VISITAR O CAMPO DE REFUGIADOS HAITIANOS NO ACRE.

LOC: CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.
 
(Repórter) Mais de 800 imigrantes ilegais, a grande maioria deles vindos do Haiti, continuam refugiados em Brasiléia no interior do Acre. Eles se somam às quase cinco mil pessoas que utilizaram desta rota de fronteira com o Peru para entrarem no Brasil, em busca de melhores condições de vida. A situação é uma fonte de preocupação para as autoridades, principalmente do Acre. Por isso, a Comissão de Relações Exteriores do Senado resolveu ir até Brasiléia em busca de informações mais detalhadas sobre esta rota de imigração ilegal. A Comissão também busca fortalecer as ligações com autoridades de fronteira do Peru e do Equador. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, clama por um acordo o mais rápido possível para que este esquema ilegal seja paralisado, pois as notícias que continuam chegando ao Haiti e a outros países é que o Brasil é uma "terra de oportunidades".
 
(Jorge Viana) A notícia já correu pro Haiti e pro mundo inteiro, que já estão com Carteira de Trabalho, com CPF. E aí como é que vamos fazer porque estão a caminho centenas de outros em busca da mesma sorte. A próxima etapa diz diretamente a uma ação da diplomacia brasileira com o Equador, com o Peru. Sou favorável que o Brasil tenha uma política, mas que ela venha pela porta da frente. 

(Repórter) O senador Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina diz que seu Estado já recebeu centenas de haitianos vindos do Acre. Ele elogiou essas pessoas por sua força de trabalho, mas disse que ficou impressionado com a miséria que viu após visitar recentemente o Haiti.

(Luiz Henrique) A situação de absoluta precariedade em que vive aquela população. Não tem energia elétrica, portanto não tem acondicionamento refrigerado de produtos perecíveis. Não tem esgoto, não tem água encanada, a água é conduzida na cabeça pelas haitianas. A situação de insanidade é extrema.
 
(Repórter) A data para a visita da Comissão de Relações Exteriores ao campo de refugiados ainda será acertada, e deve ocorrer após 10 de maio.
25/04/2013, 01h25 - ATUALIZADO EM 25/04/2013, 01h25
Duração de áudio: 02:08
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00