Renan defende rápida votação do Plano Nacional de Educação — Rádio Senado

Renan defende rápida votação do Plano Nacional de Educação

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO DEFENDE A RÁPIDA VOTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 

LOC: O PROJETO DEFINE DIRETRIZES PARA O SETOR ATÉ O ANO DE 2020. ENTRE ELAS ESTÁ O AUMENTO DA ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) O presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, se reuniu com representantes dos trabalhadores em educação, que pediram a aprovação do Plano Nacional de Educação. O projeto do governo federal estabelece diretrizes e metas para o setor pelo prazo de 2011 a 2020. Entre elas estão o aumento da alfabetização e escolaridade da população, a formação continuada de professores e profissionais da área e a destinação de 10% do Produto Interno Bruto para a educação. A deputada Fátima Bezerra do PT do Rio Grande do Norte disse estar tranqüila quanto à votação do PNE nos próximos dias. 

(Fátima Bezerra) Tivemos uma boa acolhida. E concretamente, o presidente Renan, já que o PNE está aqui no Senado, assumiu o compromisso de que vai ele se empenhar pessoalmente para votar, para que o PNE seja votado aqui no Senado. 

(Repórter) O Plano Nacional de Educação está na Comissão de Assuntos Econômicos. O relator, senador José Pimentel do PT do Ceará, se disse favorável à reserva de 10% do PIB para a educação. Mas vai aguardar uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a partilha dos royalties do petróleo. A presidente Dilma Rousseff já editou uma medida provisória destinando o total dessa arrecadação para a educação. A senadora Ana Rita do PT do Espírito Santo destacou que os royalties são uma fonte de recursos viáveis. 

(Ana Rita) Se queremos mudar o País para melhor e mudar a realidade é investir em educação. E investimento se faz com recursos financeiros. E a fonte com certeza deve ser os royalties do petróleo porque é um recurso que embora finito fará uma diferença muito grande se investirmos nesta geração na educação pública. 

(Repórter) Ainda no encontro, o presidente do Senado anunciou a criação da Comissão Mista de Fiscalização e Acompanhamento de Políticas Públicas que vai acompanhar as ações dos governos. Segundo Renan Calheiros, a primeira reunião do colegiado vai discutir educação.
24/04/2013, 10h17 - ATUALIZADO EM 24/04/2013, 10h17
Duração de áudio: 02:11
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00