CDR debate planos para incrementar a economia do Centro-Oeste — Rádio Senado

CDR debate planos para incrementar a economia do Centro-Oeste

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO SENADO DISCUTIU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA OS PLANOS PARA INCREMENTAR A ECONOMIA DO CENTRO-OESTE. 

LOC: OS SENADORES OUVIRAM O DIRETOR DE PROJETOS DA SUDECO, A SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DAQUELA REGIÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A Sudeco foi recriada pelo ex-presidente Lula em 2009 para ser o órgão responsável pelas ações de desenvolvimento do Centro-Oeste e também para gerenciar os fundos Constitucional e de Desenvolvimento daquela região. O diretor da Sudeco, Cléber Ferreira, disse que o órgão está empenhado em viabilizar obras para melhorar a infraestrutura e citou dois projetos de ferrovias que estão nos planos. 

(Cléber Ferreira) “Um trem de carga mista que vai ligar o município de Luziânia, em Goiás, sede aqui em Brasília. A expectativa é que até o final do ano conseguimos também laçar o edital de concessão do trem Brasília-Luziânia. Além do trem Brasília-Luziânia nós estamos trabalhando com o trem Brasília-Anápolis-Goiania, que é uma outra demanda do estado de Goiás. Esse está em um estado mais adiantado. O banco mundial está liderando os estudos e também a chamada internacional para os interessados em operar essa linha” 

(Repórter) O autor do pedido de audiência pública, senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, disse que a região Centro-Oeste precisa muito de investimentos em infraestrutura, mas ele está preocupado que a liberação do dinheiro não aconteça com a rapidez necessária: 

(Ruben Figueiró) O grande entrave a um maior desenvolvimento do Centro-Oeste parece ser a deficiência de infraestrutura, que eleva os nossos custos de transporte e dificulta o escoamento da produção. O fundo de desenvolvimento do centro-oeste, FDCO, conta com recursos para financiar investimentos em infraestrutura, no entanto não há garantia de que esses recursos terão liberação célere. 

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lembrou que o desenvolvimento do Centro-Oeste ajuda todo o Brasil. Segundo ele, a região cresceu três por cento no ano passado, enquanto o crescimento geral do país foi de 0,9 por cento.
24/04/2013, 06h43 - ATUALIZADO EM 24/04/2013, 06h43
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00