Comissão articula criação de sistema que remunere quem preservar a natureza — Rádio Senado

Comissão articula criação de sistema que remunere quem preservar a natureza

LOC: A COMISSÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS ARTICULA A CRIAÇÃO DE UM SISTEMA NACIONAL QUE REMUNERE QUEM PRESERVAR A NATUREZA.
 
LOC: ESTE SERÁ O "PSA", O "PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS", QUE FOI DISCUTIDO NESTA SEGUNDA-FEIRA EM MANAUS. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

(Repórter) Esta foi a primeira reunião da Comissão de Mudanças Climáticas nesta legislatura que foi feita fora de Brasília. A reunião contou com a forte presença de lideranças empresariais, ecológicas e do governo do Estado do Amazonas. E como revelou a senadora Vanessa Graziottin, do PC do B, que presidiu o encontro, a proposta de articular em todo o país a criação de um sistema de "Pagamento por Serviços Ambientais" foi bem recebida em seu Estado. A ideia, já em análise no Congresso, prevê incentivos em dinheiro para os proprietários rurais e às instituições que preservarem ecossistemas. Esta valorização também é defendida pelo movimento ambientalista. Por isso Vanessa Graziottin e o restante da Comissão tem articulado a aprovação da proposta.
 
(Vanessa Grazziotin) O nosso objetivo é criar as condições políticas pra que ele seja aprovado, e assim o Brasil possa ter um marco regulatório estabelecido nesta questão. Que perceba e reconheça os interesses em torno da matéria, sejam os interesses de comunidades tradicionais, de cooperativas, empresariais. 

(Repórter) Esta proposta também cria uma Comissão Nacional para estabelecer o valor dos pagamentos e um Fundo para financiá-lo.
22/04/2013, 02h29 - ATUALIZADO EM 22/04/2013, 02h29
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00