CAE discutirá com empresários projeto que reduz passagem de ônibus — Rádio Senado

CAE discutirá com empresários projeto que reduz passagem de ônibus

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DISCUTE NA SEGUNDA-FEIRA COM O GOVERNO, EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES O PROJETO QUE TEM COMO OBJETIVO REDUZIR O PREÇO DA PASSAGEM DO TRANSPORTE URBANO. 

LOC: A PROPOSTA, QUE PREVÊ A REDUÇÃO DE IMPOSTOS, INCENTIVA A ADOÇÃO DO BILHETE ÚNICO E DO TRANSPORTE INTEGRADO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O projeto, que é uma reivindicação dos prefeitos, cria o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros. A proposta retira a cobrança do PIS, PASEP e COFINS sobre o faturamento das empresas e reduz a zero a alíquota desses impostos e da CIDE sobre os combustíveis, peças e veículos. O projeto também isenta da cobrança de tributos a conta de luz dos terminais e abrigos de passageiros e do funcionamento do metro e trens urbanos. O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, destacou que a proposta cria o bilhete único e o transporte integrado e estruturado. Ele, que é o relator do texto, ressaltou que a isenção de impostos para as empresas está condicionada à redução no preço das passagens para os consumidores. (Lind) Tem que reduzir. Isso está condicionado à redução no preço das passagens. Não vale fazer um esforço deste e isso virar lucros para as empresas de ônibus. Não. O projeto é muito amarradinho. Isso pode ter um efeito no País gigantesco no momento em que discutimos a inflação. Tem a questão da inflação e tem uma questão maior que é a vida das pessoas. Por isso, que essa é uma reivindicação forte entre os prefeitos com condicionante claro da redução no preço das passagens. 

REPÓRTER: O vice-líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, disse que a desoneração no preço da passagem deverá ajudar no combate à inflação. Mas espera que os governos federal, estaduais e municipais abram mão dessa arrecadação. 

(A.Dias) Sou favorável à desoneração. O que vier em benefício do trabalhador tem que ter nosso apoio. A desoneração certamente reduzirá o preço das tarifas dos ônibus. Somos favoráveis. Não sei se o governo vai aceitar isso ou se é apenas um jogo de cena na antevéspera do período eleitoral. Mas seria uma boa medida. 

REPÓRTER: Se aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos sem modificações em relação ao texto votado pela Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para a sanção presidencial.
19/04/2013, 02h10 - ATUALIZADO EM 19/04/2013, 02h10
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00