Senadores comentam decisão do BC de subir os juros para conter inflação — Rádio Senado

Senadores comentam decisão do BC de subir os juros para conter inflação

LOC: O SENADOR LUÍS HENRIQUE, DO PMDB DE SANTA CATARINA, DISSE QUE A ALTA DE ZERO VÍRGULA VINTE E CINCO PONTO PERCENTUAL NA TAXA DE JUROS JÁ ERA ESPERADA, DADO O RISCO DE AUMENTO DA INFLAÇÃO. 

LOC: E O SENADOR CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS, FEZ UM ALERTA AO GOVERNO: OU ADOTA MEDIDAS PARA CONTER OS GASTOS PÚBLICOS E ELABORA UM PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA, OU ENTÃO OS BRASILEIROS VOLTARÃO A SER REFÉNS DA ALTA DOS PREÇOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Para Cyro Miranda, senador do PSDB de Goiás, o governo federal está alheio a essa realidade inflacionária e adota uma política econômica equivocada, que abre as comportas dos gastos públicos. (CYRO MIRANDA): se o governo gasta mais do que pode, precisa captar mais para equilibrar as contas, vai sobrar para o brasileiro. Lá vem arrocho e inflação. Diante do crescimento da inflação, o remédio do governo não vai ser outro, mas o aumento dos juros para contê-la. 

(REPÓRTER): O senador Luís Henrique, do PMDB de Santa Catarina, disse que o aumento de zero vírgula vinte e cinco ponto percentual na taxa Selic não foi surpresa. E deve ser entendido dentro da realidade econômica do País. 

(LUÍS HENRIQUE): Não há bom termos essa conjugação crescimento baixo e inflação crescente. Dentro da realidade macroeconômica o governo fez o que tem que ser feito. 

(REPÓRTER): Já o senador Alfredo Nascimento, do PR do Amazonas, ex-ministro dos Transportes, acredita que o valor do frete pode baixar e, com isso, a inflação poderá ser contida, se houver investimentos em infraestrutura de transporte em todo o país, especialmente na região norte.
18/04/2013, 01h42 - ATUALIZADO EM 18/04/2013, 01h42
Duração de áudio: 01:12
Ao vivo
00:0000:00