Brasil e ONU devem buscar novas parcerias por refugiados, diz diplomata — Rádio Senado

Brasil e ONU devem buscar novas parcerias por refugiados, diz diplomata

LOC: O BRASIL E A ONU PODEM ESTABELECER PARCERIAS MAIS FORTES EM RELAÇÃO AOS REFUGIADOS QUE ESTÃO VINDO PARA NOSSO PAÍS. 

LOC: A VISÃO É DA DIPLOMATA REGINA DUNLOP, APROVADA PELA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES COMO A REPRESENTANTE BRASILEIRA JUNTO À ONU, EM GENEBRA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O Brasil, principalmente através do Acre, tem passado por um sério problema provocado pela imigração ilegal de milhares de haitianos. Já são quase cinco mil, sendo que dos quais, mil e quinhentos chegaram nos últimos meses. Por causa desta situação, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, solicitou à diplomata Regina Dunlop, aprovada pela Comissão de Relações Exteriores como a nova representante brasileira junto aos organismos da ONU, em Genebra, que sejam reforçados laços estratégicos junto ao ACNUR, o Alto Comissariado para Refugiados. Segundo ele, é preciso levar em conta os interesses nacionais e uma abordagem a mais humanitária possível. Jorge Viana mostrou como a situação no Acre está dramática. 

(JORGE VIANA): Imagine a senhora nós termos uma cidade do Acre, Brasiléia, e 10% da população do município agora de pessoas sem documentos, a grande maioria do Haiti. Eu fui lá, fiquei chocado com o que vi. Entrei num campo de refugiado. Aliás o campo de refugiado é que entrou na vida da gente. 1.300 pessoas, aquele povo no meio da rua. 

(REPÓRTER): A diplomata Regina Dunlop concordou com a visão de Viana. Ela lembrou ainda que as parcerias do Estado brasileiro com organismos da ONU voltados para os Direitos Humanos tem sido uma marca importante da atuação internacional de nosso país. 

(REGINA DUNLOP): O ACNUR desenvolve um trabalho importantíssimo, presta assistência humanitária a esses refugiados. Ainda em Genebra encontra-se o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Pretendo trabalhar na direção de defender e fazer avançar os interesses brasileiros nestas organizações. 

(REPÓRTER): A Comissão de Relações Exteriores também aprovou o nome do diplomata Edgard Casciano como o novo embaixador do Brasil na Grécia. Falta agora apenas a confirmação em Plenário para que os dois diplomatas possam ocupar seus novos cargos.
18/04/2013, 01h47 - ATUALIZADO EM 18/04/2013, 01h47
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00