CDH acompanhará todos processos que envolvem assassinato de sem-terra — Rádio Senado

CDH acompanhará todos processos que envolvem assassinato de sem-terra

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS VAI ACOMPANHAR TODOS OS PROCESSOS NA JUSTIÇA QUE ENVOLVEM O ASSASSINATO DE CAMPONESES E SEM-TERRA NO PAÍS. 

LOC: O COMPROMISSO FOI ANUNCIADO PELA PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADORA ANA RITA, QUE TAMBÉM DEFENDEU O JULGAMENTO DE QUEM TORTUROU E MATOU LIDERANÇAS CAMPONESAS DURANTE A DITADURA. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A Comissão de Direitos Humanos fez uma reunião com lideranças camponesas e do INCRA para tratar sobre o aumento da violência e de assassinatos que tem acontecido em virtude de conflitos pela posse da terra. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, somente em 2012 o número de assassinatos aumentou 36%. Durante a reunião a presidente da Comissão, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, recebeu do representante do INCRA, Claudio Braga, um levantamento sobre todos os processos na Justiça envolvendo assassinatos de lideranças camponesas e sem-terra. A senadora disponibilizou a estrutura da Comissão para o acompanhamento cuidadoso de cada um destes casos. 

(ANA RITA) Há uma perspectiva que este ano nós possamos realmente dar um basta à impunidade ao fazer o julgamento de 7 casos importantes. São processos em curso, Inquéritos em curso que serão analisados por esta Comissão, e faremos os devidos encaminhamentos. 

(REP): Ana Rita lembrou que foi criada pela CDH um colegiado para investigar as torturas e mortes de lideranças camponesas durante a ditadura militar, de 1964 a 1985. 

(ANA RITA): Pelo resgate da memória, da verdade e da justiça. Sim eu disse da memória, da verdade e da justiça. Pois nossa Subcomissão não pretende restringir seu objetivo ao resgate da memória e da verdade, inclui também a perspectiva da justiça. Queremos que o Brasil, a exemplo de países vizinhos, reveja o conceito de Anistia. Anistia não pode constituir um manto de impunidade. 

(REP): A criação de uma subcomissão para investigar a tortura sofrida por trabalhadores rurais durante o período de ditadura foi resultado de uma proposta apresentada pelo senador João Capiberibe, do PSB do Amapá.
17/04/2013, 01h05 - ATUALIZADO EM 17/04/2013, 01h05
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00