Lei obriga detalhamento de impostos em notas fiscais — Rádio Senado

Lei obriga detalhamento de impostos em notas fiscais

LOC: A PARTIR DE JUNHO, A NOTA FISCAL VAI CONTER INFORMAÇÕES DETALHADAS DE QUANTO O CONSUMIDOR ESTÁ PAGANDO DE IMPOSTOS POR UM PRODUTO E SERVIÇO.
 
LOC: DE ACORDO COM UMA PESQUISA DO IBOPE, 90 POR CENTO DOS BRASILEIROS SÃO FAVORÁVEIS À MEDIDA, QUE É RESULTADO DE PROJETO DE LEI DO SENADOR RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS. A REPORTAGEM É DE PAULA GROBA. 

(Repórter) Quando se adquire um produto ou serviço, sempre há dúvida sobre quanto se paga em impostos por ele. Muita gente nem imagina, por exemplo, que mais de 50 por cento do valor do litro da gasolina corresponde a impostos. Ou que 37 por cento do total de um automóvel, na verdade, são tributos. Mas essa falta de informação dos brasileiros está com os dias contados. É que a partir de 10 de junho entra em vigor uma lei que obriga o detalhamento de impostos em notas fiscais de produtos e serviços. Ao todo, oito impostos serão detalhados: ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS e PASEP, Cofins e Cide. Para o autor da proposta, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, a lei, conhecida como “De olho no imposto”, é essencial, pois dará a exata noção do quanto se paga em tributos.
 
(Renan Calheiros) É muito importante porque vai ajudar na transparência tributária. É um projeto que contou com mais de 1,5 milhão de assinaturas e com apoio de muitas entidades. Uma pesquisa do Ibope divulgada esta semana pela Associação Comercial de São Paulo constatou que a maioria dos brasileiros aprova a nova Lei. De acordo com a pesquisa, 90% responderam que "querem saber o quanto pagam de impostos", e 65% concordaram integralmente com a afirmação de que "as pessoas poderão cobrar os governos para que usem melhor o dinheiro dos impostos". A Lei permite que, além de detalhar os impostos em notas fiscais, os estabelecimentos comerciais também podem optar por afixar cartazes com os valores dos tributos embutidos nos produtos, que estarão disponíveis numa lista no site www.deolhonoimposto.com.br.
12/04/2013, 06h52 - ATUALIZADO EM 12/04/2013, 06h52
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00