Governo atende CAS e vai reunir secretários para discutir casos de dengue — Rádio Senado

Governo atende CAS e vai reunir secretários para discutir casos de dengue

LOC: A PEDIDO DOS INTEGRANTES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, GOVERNO FEDERAL VAI REUNIR SECRETÁRIOS DE SAÚDE PARA DISCUTIR OS CASOS DE DENGUE. 

LOC: SENADORES DO NORDESTE ALERTAM QUE A SITUAÇÃO NA REGIÃO SE AGRAVA COM A SECA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve se reunir nos próximos dias com os secretários estaduais e municipais de saúde para tratar do aumento de casos de dengue em todo o País. Segundo levantamento do governo federal, os registros da doença quase triplicaram no primeiro bimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, pulando de mais de 70 mil para 205 mil. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, disse que a reunião foi um pedido dos integrantes da Comissão de Assuntos Sociais. Ele ressaltou que o combate à dengue deve ser uma força-tarefa nacional. 

(Wellington) Há a necessidade de fazer o combate e barreiras de forma unificada em todo o Brasil, nas regiões já atingidas e nas outras que ainda não foram atingidas e estão nas proximidades daqueles municípios e estados onde temos a incidência da dengue. 

REPÓRTER: O senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, alertou para a epidemia de dengue na região Nordeste. Ele destacou que a seca é a responsável pelo aumento de casos, já que as famílias utilizam reservatórios de água sem o acondicionamento apropriado. 

(Davim) Em função da seca, estamos tendo uma elevação dos casos de dengue porque com a escassez de água, as famílias estão armazenando água nas suas residências de forma inadequada. isso está propiciando o depósito da lavra do mosquito e isso está desenvolvendo e elevando o maior número de casos de dengue. A recomendação é cuidar do armazenamento de água, tem que ter cuidado. 

REPÓRTER: Os senadores também se mostraram preocupados com o aumento do tipo 4 da dengue, verificado desde 2011. Apesar do crescimento de casos da doença, houve uma queda no número de mortes provocadas pelo mosquito.
12/04/2013, 01h55 - ATUALIZADO EM 12/04/2013, 01h55
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00