Senadores analisam formas de ampliar atendimento a alunos com deficiência
LOC: O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESTÁ EM DEBATE NO SENADO FEDERAL.
LOC: E A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, QUE IRÁ ANALISAR O PROJETO, RECEBEU REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES E DAS ASSOCIAÇÕES PESTALOZZI PARA DEBATER A CHAMADA META 4 DO PNE. REPÓRTER RODRIGO RESENDE:
(Repórter) A meta 4 do Plano Nacional de Educação trata do atendimento escolar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Um dos assuntos que devem ser discutidos nesta meta do PNE é a utilização das chamadas escolas especiais. Para tratar desse tema, estiveram presentes na Comissão de Educação do Senado representantes de diversas federações ligadas às pessoas com deficiência. A Secretária executiva da Federação Nacional das Apaes, Sandra Marinho Costa, defendeu que a inclusão dos estudantes com deficiência pode acontecer na escola regular, mas com a presença das escolas especiais.
(Sandra Marinho) Em um sistema educacional inclusivo, onde coexistam as escolas especiais e as escolas comuns da rede regular inclusivas, que também apoiamos.
(Repórter) O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, presidente da Comissão de Educação, destacou a importância das escolas especiais.
(Cyro Miranda) O estado tem obrigação de dar ensino a todos, agora é evidente que quem tem necessidade especiais, tem que ter escolas especiais, com estruturas especiais.
(Repórter) O projeto do Plano Nacional de Educação já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Se aprovado no Senado sem modificações, irá direto para a sanção da Presidência da República. No caso de alguma alteração, o PNE passará por nova votação na Câmara.
LOC: E A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, QUE IRÁ ANALISAR O PROJETO, RECEBEU REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES E DAS ASSOCIAÇÕES PESTALOZZI PARA DEBATER A CHAMADA META 4 DO PNE. REPÓRTER RODRIGO RESENDE:
(Repórter) A meta 4 do Plano Nacional de Educação trata do atendimento escolar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Um dos assuntos que devem ser discutidos nesta meta do PNE é a utilização das chamadas escolas especiais. Para tratar desse tema, estiveram presentes na Comissão de Educação do Senado representantes de diversas federações ligadas às pessoas com deficiência. A Secretária executiva da Federação Nacional das Apaes, Sandra Marinho Costa, defendeu que a inclusão dos estudantes com deficiência pode acontecer na escola regular, mas com a presença das escolas especiais.
(Sandra Marinho) Em um sistema educacional inclusivo, onde coexistam as escolas especiais e as escolas comuns da rede regular inclusivas, que também apoiamos.
(Repórter) O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, presidente da Comissão de Educação, destacou a importância das escolas especiais.
(Cyro Miranda) O estado tem obrigação de dar ensino a todos, agora é evidente que quem tem necessidade especiais, tem que ter escolas especiais, com estruturas especiais.
(Repórter) O projeto do Plano Nacional de Educação já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Se aprovado no Senado sem modificações, irá direto para a sanção da Presidência da República. No caso de alguma alteração, o PNE passará por nova votação na Câmara.