Presidentes das comissões vão fazer levantamento de projetos essenciais — Rádio Senado

Presidentes das comissões vão fazer levantamento de projetos essenciais

LOC: OS PRESIDENTES DAS COMISSÕES PERMANENTES DO SENADO VÃO FAZER UM LEVANTAMENTO DE PROJETOS CONSIDERADOS ESSENCIAIS. 

LOC: O SENADOR RENAN CALHEIROS PEDIU A ESCOLHA DE PROPOSTAS QUE TENHAM IMPACTO NA VIDA DA POPULAÇÃO. A REPORTAGEM É DE HERICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Os presidentes das onze Comissões Permanentes vão apresentar no dia 17 uma lista de projetos considerados prioritários para a sociedade que devem ser votados pelo Senado. Os senadores ficaram sensibilizados com a repercussão positiva da aprovação da PEC das Domésticas. O presidente da Casa, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, pediu que as propostas selecionadas sejam classificadas em cinco temas: administrativos, como licitação e contratos; econômicos, tais como tributação; jurídicos, a exemplo de projetos nas áreas da Defesa do Consumidor; sociais; e, por fim, os honoríficos, relacionados a datas comemorativas. A presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, afirmou que haverá uma parceria entre os colegiados para que os projetos prioritários sejam debatidos em conjunto pelas comissões onde precisam ser analisados para evitar demora. 

(Ana Rita) O encaminhamento colocado é que façamos uma planilha dos projetos que estão em tramitação nas comissões por tema para que possamos ver o que está em tramitação, se tem similaridade com outras comissões para que possamos fazer um trabalho mais conjunto. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, afirmou que a prioridade no colegiado dele serão projetos que ajudem a melhorar a economia. 

(Lindbergh Farias) A gente quer votar a Reforma do ICMS e a dívida dos Estados. E depois desta pauta, que diria que é uma pauta federativa, vamos entrar numa agenda que chamamos de agenda da competitividade ligada à desburocratização e à necessidade de ampliarmos os investimentos em infraestrutura. A gente quer apresentar um conjunto de projetos. 

(Repórter) Os presidentes das Comissões decidiram ainda realizar sessões conjuntas quando tiverem o mesmo tema na pauta para não atrasar as discussões sobre um determinado projeto, a exemplo do que ocorreu com o Código Florestal.
03/04/2013, 09h36 - ATUALIZADO EM 03/04/2013, 09h36
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00