CE debate regulamentação do exercício da atividade de psicopedagogia — Rádio Senado

CE debate regulamentação do exercício da atividade de psicopedagogia

LOC: REPRESENTANTES DE DIVERSAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS DISCORDARAM DA REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DE PSICOPEDAGOGIA. 

LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA. OS SENADORES DO COLEGIADO ANALISAM UM PROJETO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE DEFINE AS ATRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC.: Pelo projeto da Câmara que está em análise no Senado, poderão exercer a atividade de Psicopedagogo os graduados em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura e os graduados em outros cursos superiores que comprovarem que exercem ou já exerceram atividades de Psicopedagogia em entidade pública ou privada até a data da publicação da lei. A Comissão ouviu representantes dos Psicólogos, Fonoaudiólogos e dos Pedagogos. Todos eles criticaram a proposta e lembraram que a atuação no processo educacional é multidisciplinar. Eles também defenderam que a Psicopedagogia continue sendo tratada como uma especialização e não como uma profissão. A Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto lembrou que os psicopedagogos atuam no processo educacional com a preocupação específica nas dificuldades dos alunos. Segundo ela não se trata de excluir as outras formações, e sim de complementar. 

(Quézia) Eu tenho experiência de 42 anos nessas diferentes áreas e falo com muita propriedade que a Psicopedagogia é uma área do conhecimento que se estruturou para preencher uma lacuna que isoladamente cada uma dessas áreas não proporciona. 

(Repórter) O relator do projeto, senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, acredita na possibilidade de aprovar o projeto regulamentando a profissão de Psicopedagogia sem invadir a competência das outras áreas.

(Randolfe) Me parece até pelo que eu ouvi, do que foi aqui apontado, estamos mais próximos de encontrarmos um meio termo que garanta a reivindicação e esse é um apelo que faço e que não invada as competências dos outros segmentos profissionais. 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal afirmou que vai precisar de mais esclarecimentos antes de votar a proposta, mas criticou o excesso de segmentação na área.

(Cristovam) Está faltando alguma coisa que costure essas profissões de tal maneira que a gente tenha não um profissional mas uma profissão capaz de ter toda a complexidade.

(Repórter) Depois de passar pela comissão de Educação, o projeto de lei da Câmara propondo a regulamentação da atividade de Psicopedagogia será analisado pela Comissão de Assuntos Sociais.
03/04/2013, 01h55 - ATUALIZADO EM 03/04/2013, 01h55
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00