Senado aprova projeto que garante financiamento para obras atrasadas — Rádio Senado

Senado aprova projeto que garante financiamento para obras atrasadas

LOC: O SENADO APROVOU NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO DE RESOLUÇÃO QUE GARANTE OS FINANCIAMENTOS DE OBRAS PARA A COPA DO MUNDO QUE ESTÃO ATRASADAS E NÃO VÃO FICAR PRONTAS ATÉ O EVENTO. 

LOC: A PROPOSTA JÁ HAVIA SIDO APROVADA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) Pelas regras atuais, os empreendimentos para a Copa do Mundo contam com critérios especiais. Desta forma, ficam de fora do limite de endividamento de estados e municípios. Algumas dessas obras, no entanto, estão atrasadas e corriam o risco de perder esse tratamento diferenciado. O autor do projeto, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, disse que isso pode trazer um enorme prejuízo a essas cidades. 

(Romero Jucá) O que vai acontecer? Esses projetos seriam desenquadrados, sofreriam solução de continuidade, teriam que ser recontratados, haveria uma nova burocracia, talvez nova licitação, isso geraria um problema grave para essas cidades. 

(Repórter) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, no entanto, foi contrário à proposta. Ele lembrou que todos os municípios pagam pelas obras para a Copa do Mundo e que a aprovação do projeto acaba, em alguns casos, premiando a ineficácia. 

(Alvaro Dias) De qualquer maneira a oposição, todos nós estamos admitindo a aprovação minimizando seus efeitos, ou seja, assegurando que somente as obras iniciadas antes da copa terão esses benefícios. Isso minimiza os efeitos desse favorecimento que inevitavelmente premia em alguns casos, não generalizando, beneficia a incompetência ou o descaso administrativo ou a morosidade conhecida de alguns gestores. 

(Repórter) O projeto será promulgado pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas.
26/03/2013, 10h12 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 10h12
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00