Licitação para compra ou restauração de livros raros pode ser dispensada — Rádio Senado

Licitação para compra ou restauração de livros raros pode ser dispensada

LOC: A COMPRA OU A RESTAURAÇÃO DE LIVROS RAROS PODE FICAR DISPENSADA DE LICITAÇÃO PELOS ÓRGÃOS PÚBLICOS. 

LOC: PROJETO COM ESSE OBJETIVO ESTÁ EM DEBATE NA CAMARA DOS DEPUTADOS E FOI TEMA DE PALESTRA NO SENADO FEDERAL. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE. 

(Repórter) A palestra foi uma das atividades em comemoração ao dia do biblioteconomista, comemorado em 12 de março. O projeto, em discussão na Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo Deputado Stepan Nercessian, do PPS do Rio de Janeiro, e prevê que a compra ou restauração de livros raros, preciosos ou especiais podem ficar dispensadas de licitação. A diretora da Biblioteca do Senado Federal, Helena Celeste Vieira, lembrou a importância de se discutir o assunto, mesmo em uma época de rápida evolução tecnológica: 

(Helena Celeste Vieira) Ao lado das inovações tecnológicas o bibliotecário lida também com publicações raras e valiosas que são verdadeiros tesouros da história da memória e do conhecimento humano. É necessário então integrar o passado, que é o raro, o presente, que é o eletrônico, e o futuro que é o depósito em bibliotecas digitais a fim de possibilitar o acesso às informações para as próximas gerações. 

(Repórter) Durante o evento a servidora aposentada da Câmara dos Deputados, Maria Aparecida de Lima, recebeu a medalha Rubens Borba de Moraes. A medalha é concedida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia. Maria Aparecida trabalhou por 30 anos na Biblioteca da Câmara dos Deputados.
26/03/2013, 08h17 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 08h17
Duração de áudio: 01:10
Ao vivo
00:0000:00