Brasil precisa aumentar concorrência na aviação civil, aponta subcomissão — Rádio Senado

Brasil precisa aumentar concorrência na aviação civil, aponta subcomissão

LOC: O PAÍS PRECISA AUMENTAR A CONCORRÊNCIA NO SETOR DA AVIAÇÃO CIVIL E DIMINUIR O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS.  

LOC: O DIAGNÓSTICO É DA SUBCOMISSÃO DO SENADO QUE ESTUDA O TEMA, VISANDO A REDUÇÃO DO VALOR DAS PASSAGENS. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, é o novo presidente da Subcomissão da Aviação Civil, e conduzirá os trabalhos do colegiado durante o próximo mês. Isso porque já está agendada para 17 de abril a apresentação do Relatório Final, elaborado pelo senador Vital do Rego do PMDB da Paraíba. Uma reunião deverá ser feita na semana que vem com o novo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, que servirá para os ajustes finais. Mas Vital do Rego já adianta que o trabalho dele propõe a votação de uma série de projetos, todos já tramitando pelo Congresso, buscando modernizar o setor, com foco na melhoria dos serviços para os usuários. Ele ainda destaca que devem ser tomadas iniciativas visando aumentar a concorrência no segmento da aviação civil, hoje dominado por poucas empresas em um país de dimensões continentais. 

(VITAL DO REGO): Uma concorrência que não é aberta. E aí temos também uma discussão com o Governo para ampliar o mercado, pra que não haja a concentração desse mercado por 2 ou 3 empresas que forçam efetivamente ao aumento destes valores. Valores praticados em linhas domésticas superam 2 vezes trechos de rotas internacionais. Brasilia-Região Norte ou Brasília-Região Nordeste soma um valor acima Brasília-Nova York, Brasília-algum centro internacional tipo Portugal. 

(REP): A Subcomissão também estuda a redução dos impostos no querosene que é utilizado como combustível para os aviões, o que tem aumentado muito o preço das passagens. 

(VITAL DO REGO): Por força de um valor que a Petrobras cobra praticado no mercado nacional com preços de valores internacionais. Nós estamos negociando com a Petrobras uma diminuição destes custos. 

(REP): Durante a reunião com o ministro Moreira Franco, também vai ser tratado um cronograma de investimentos do PAC na aviação regional e na melhoria da infra-estrutura para as regiões Nordeste e Norte.
26/03/2013, 12h02 - ATUALIZADO EM 26/03/2013, 12h02
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00