Senadores celebram o Dia Mundial da Água — Rádio Senado

Senadores celebram o Dia Mundial da Água

 LOC: SENADORES DESTACAM EM PLENÁRIO O DIA MUNDIAL DA ÁGUA. A DATA É COMEMORADA NESTA SEXTA-FEIRA, 22 DE MARÇO.
 
LOC: SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, A DEMANDA POR ÁGUA DEVE AUMENTAR 55 POR CENTO ATÉ 2050. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Um relatório da Organização das Nações Unidas sobre a gestão da água em todo o planeta aponta que a procura por recursos hídricos vai aumentar mais de 50 por cento nos próximos 27 anos. A ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A intenção é conscientizar a população mundial a respeito dos desafios do gerenciamento e da necessidade de um esforço global para enfrentar o problema. O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, lembrou que a água - um dos recursos naturais mais importantes para a vida - está se tornando escassa.
 
(Jorge Viana) É o recurso mais abundante que nós temos na Terra, a água, mas é o mais escasso. Porque 97,5% da água que nós temos no planeta é água salgada. Ela não pode ser usada de maneira direta, nem para saciar a sede, nem em casa, nem na irrigação. O custo da tecnologia para dessalinizar a água tem um custo altíssimo. A tecnologia ainda é muito precária.
 
(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, disse que é preciso tomar cuidado para evitar a má utilização. Por isso, ele defendeu o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, regulamentados pela Lei dos Recursos Hídricos, de 1997.
 
(Rodrigo Rollemberg) Devemos buscar instrumentos para fortalecer os Comitês de Bacias Hidrográficas em todo o país. Fortalecê-los, empoderá-los. Dar condições para que efetivamente todos os rios brasileiros, todas as bacias hidrográficas brasileiras tenham os seus comitês de bacias funcionando, fazendo com que todos os governos, sejam municipais, estaduais ou federal, possam na hora de implementar políticas sobre água possam ouvir esses comitês de bacias hidrográficas.
 
(Repórter) O dia 22 de março foi definido como Dia Mundial da Água durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92.
22/03/2013, 01h16 - ATUALIZADO EM 22/03/2013, 01h16
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00