Comissão debate conceito de ruralidade no Brasil — Rádio Senado

Comissão debate conceito de ruralidade no Brasil

LOC: O CONCEITO DE RURALIDADE NO BRASIL FOI TEMA DE DEBATE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA NESTA SEXTA-FEIRA.

LOC: A DISCUSSÃO ENFOCOU A NECESSIDADE DE MAIORES INVESTIMENTOS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO SETOR RURAL. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(Repórter) Ao abrir a reunião, o senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, vice-presidente da Comissão de Agricultura e Reforma agrária, explicou que o debate foi motivado por um estudo feito pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, desenvolvido junto com órgãos de governo e da sociedade civil, com o objetivo de apresentar uma redefinição dos espaços rurais no Brasil.

(ACIR GURGACZ) Pretende-se com esse debate aprofundar a discussão com o poder Legislativo, governo, sociedade e principalmente com o agricultor brasileiro. Segundo levantamentos oficiais do IBGE, em 2010 o Brasil tem menos de 16% de população rural. A partir desse dado o Brasil passa a ser considerado um país mais urbanizado que muitos países europeus e até mesmo que os EUA. No entanto o Brasil é muito mais rural do que se pensa, ou do que se demonstram esses números.
 
(Repórter) Segundo Victor Villalobos, diretor geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, tanto o Brasil como os demais países latino- americanos deverão investir no aumento da produtividade agrícola, para responder à crescente demanda por alimentos nas próximas décadas. Para isso, ele destacou a necessidade de maior atenção do poder público para o setor rural.

(VITOR VILLALOBOS ) Sabemos que para o ano 2050 se requererá duplicar a quantidade que hoje produz, enquanto a produtividade agropecuária também deverá atender as demandas de derivados agrícolas para seus crescentes usos alimentícios. Os territórios rurais também requerem um lugar central nas políticas e nas ações do Estado.
 
(Celso) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, imagina uma realidade possível com relação ao futuro no campo e na cidade.

(CRISTOVAM BUARQUE) Creio que a gente vai precisar urbanizar o rural e ruralizar o urbano. Pegar essas cidades de porte pequeno, que têm 50 mil habitantes, 90%, nós podemos ter uma política que mantenha a qualidade urbana, leve a qualidade rural a quem não está nas próprias cidades, e case o rural com o urbano. Fazer com que as pequenas cidades se transformem também nas produtoras de alimentos, em produtoras dos bens agrícolas, e ter uma vida rupestre, digamos, perto da cidade.

(Repórter)A secretária de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Andrea Lorena, ressaltou a importância de discutir o conceito de ruralidade no país.

(ANDREA LORENA) Para nós do ministério é algo muito importante, trazer, socializar o conhecimento acumulado, socializar, difundir uma pesquisa que é de muita relevância para pensar o rural e para pensar o rural integrado ao nacional, não pensá-lo de forma isolada, fazer isso no âmbito do Senado, na CRA é também muito importante.

(Repórter) Este foi o segundo seminário do ciclo de palestras promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária em 2013.
22/03/2013, 06h19 - ATUALIZADO EM 22/03/2013, 06h19
Duração de áudio: 03:00
Ao vivo
00:0000:00