Senadores saudaram em Plenário o novo Papa: Francisco I — Rádio Senado

Senadores saudaram em Plenário o novo Papa: Francisco I

LOC: SENADORES SAUDARAM NESTA QUARTA-FEIRA, EM PLENÁRIO, O NOVO PAPA: “FRANCISCO PRIMEIRO”. 

LOC: O CARDEAL ARGENTINO JORGE MÁRIO BERGOGLIO FOI ANUNCIADO PELO VATICANO COMO SUCESSOR DE BENTO DEZESSEIS. REPORTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Eram pouco mais de quatro horas da tarde quando o Vaticano anunciou o novo líder da Igreja Católica. O argentino Jorge Mário Bergoglio, de 76 anos, é o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e também o primeiro a adotar o nome de Francisco. Logo após a apresentação de Francisco I, transmitida ao vivo pela imprensa mundial, a notícia foi informada no plenário do Senado pelo vice-presidente da Casa, senador Jorge Viana, do PT do Acre. 

(Jorge Viana) Apesar de um Estado laico, de o Senado ser laico, ter o maior respeito a todas as opções religiosas, trago aqui uma informação de que o novo papa, eleito ainda há pouco pelo conclave é o senhor Jorge Mário Bergonglio, o papa Francisco. 

(Repórter) O líder do PT, senador Wellington Dias, do Piauí, ressaltou a origem do novo papa. 

(Wellington Dias) Não é brasileiro, mas é latino americano, bispo de Buenos Aires, desejamos aí que Deus possa abençoá-lo e bem conduzir os destinos da Igreja Católica, que é um papel importante na área espiritual e em levar a palavra de Cristo a todos. 

(Repórter) Também o senador Mário Couto, do PSDB do Pará, líder da oposição, destacou a escolha de um argentino como papa. 

(Mário Couto) Pela primeira vez um latino-americano é eleito papa. A Igreja Católica está feliz, e nós fazermos parte desta grande América Latina estamos felizes. 

(Repórter) O papa Francisco I deve vir ao Brasil em breve, para a 28ª Jornada Mundial da Juventude que acontece de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.
13/03/2013, 07h29 - ATUALIZADO EM 13/03/2013, 07h29
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00