Fabricantes terão que reduzir consumo de combustíveis de carros — Rádio Senado

Fabricantes terão que reduzir consumo de combustíveis de carros

LOC: OS FABRICANTES NACIONAIS DE CARROS PODEM TER QUE GARANTIR UMA REDUÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.
 
LOC: É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
 
(Repórter) A proposta, do senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, dá o prazo de cinco anos, a partir da publicação da lei, para que fabricantes reduzam o consumo de combustível dos carros produzidos no país. O projeto provocou polêmica durante a votação na CMA. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, destacou que a meta utilizada na proposta foi baseada em parâmetros da União Européia e, por isso, ficaria distante da realidade brasileira. Ele lembrou que os carros brasileiros apresentam outras possibilidades em relação ao consumo de combustível.
 
(Jorge Viana) Nós estamos encaminhando o voto contra tendo em vista que a normatização dos motores que estão sendo usadas são diretamente vinculadas como fonte de inspiração, a União Européia. Os carros e o combustível usado na União Européia é completamente diferente do nosso. Nós temos aqui algo que é muito vantajoso que é a possibilidade do carro flex.
 
(Repórter) O relator da proposta, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, defendeu a aprovação do projeto e a necessidade de adoção de algum parâmetro para avaliar o nível do consumo de combustível pelos carros nacionais.

(Flexa Ribeiro) O senador Jorge Viana ele alega que não há como colocar aqui parâmetros da União Européia para definir parâmetros da poluição. Mas se não for este, que se encontre um outro que possa fazer com que a indústria brasileira possa se adaptar à regra que é mundial. 

(Repórter) O projeto foi aprovado com seis votos favoráveis e cinco contrários. Por ser terminativo, só passará pelo Plenário do Senado se houver recurso assinado por nove senadores no prazo de cinco dias úteis. Caso contrário, seguirá para a Câmara dos Deputados.
12/03/2013, 06h55 - ATUALIZADO EM 12/03/2013, 06h55
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00