Senadores querem mudanças no "Alfabetização na Idade Certa" — Rádio Senado

Senadores querem mudanças no "Alfabetização na Idade Certa"

LOC: OS SENADORES CRISTOVAM BUARQUE E ALOYSIO NUNES FERREIRA DEFENDERAM MUDANÇAS NA MEDIDA PROVISÓRIA QUE ESTABELECE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. 

LOC: A MP ESTÁ PRONTA PARA SER VOTADA PELO PLENÁRIO DO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa prevê que as crianças brasileiras aprendam a ler e a escrever até os oito anos de idade. E o prazo para o cumprimento dessa meta é o ano de 2022, objetivo que o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, considera modesto: 

(Cristovam Buarque) Para ver como isso é um atraso, quantas crianças de classe média e alta brasileira esperam para aprender a ler aos oito anos? Quantas? Aprendem muito antes. Nós temos como meta para 2022. Isso é uma vergonha. Isso é uma meta vergonhosa, mas mais grave é que não estamos caminhando para cumpri-la. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, disse que vai propor uma modificação à medida provisória para que a alfabetização das crianças brasileiras tenha início mais cedo: 

(ALOYSIO NUNES FERREIRA) Que a alfabetização comece aos seis anos de idade. Essa emenda foi proposta à medida provisória que está na ordem do dia e foi rejeitada na Câmara. 

(Repórter) Já a senadora Vanessa Graziottin, do PCdoB do Amazonas, disse que reduzir a idade para a alfabetização depende de o Congresso Nacional conseguir mais recursos no Orçamento para o setor. Segundo ela, melhorar a educação é uma das prioridades do governo federal. E citou como exemplos a instalação de universidades pelo interior do país e a revitalização das escolas técnicas: 

(VANESSA GRAZIOTTIN) O estado do Amazonas tem o interior mais vasto desse Brasil, passou há pouco tempo a ter direito a universidades graças ao programa do governo federal. As escolas técnicas federais que estavam á beira de serem todas elas fechadas, não só foram reabilitadas como também expandidas pelo Brasil inteiro. 

(Repórter) A medida provisória que trata do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem prazo de validade até o dia 18 de abril. Os senadores Cristovam Buarque e Aloysio Nunes Ferreira acreditam que há tempo hábil para modificar a emepê, que teria que ser analisada novamente pela Câmara dos Deputados.
11/03/2013, 07h01 - ATUALIZADO EM 11/03/2013, 07h01
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00