Plenário elege integrantes do Conselho de Ética do Senado — Rádio Senado

Plenário elege integrantes do Conselho de Ética do Senado

LOC: O PLENÁRIO ELEGEU NESTA QUARTA-FEIRA OS INTEGRANTES DO CONSELHO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR DO SENADO. 

LOC: OS NOMES FORAM INDICADOS PELOS LÍDERES PARTIDÁRIOS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar foi criado por uma resolução do Senado de 1993. Os conselheiros atuam na apuração de denúncias ocorridas durante o exercício do mandato de senador e avaliam se houve quebra de decoro. De acordo com a resolução, são incompatíveis com a ética parlamentar o abuso das prerrogativas constitucionais asseguradas aos membros do Congresso Nacional, o recebimento de vantagens indevidas e a prática de irregularidades graves. Os conselheiros têm mandato de dois anos e os nomes dos titulares foram anunciados em plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas 

(Renan Calheiros) Pelo PMDB, titulares: Sérgio Souza, Valdir Raupp, João Alberto Souza e Romero Jucá. Pelo PT, titulares: Wellington Dias, Ana Rita, Aníbal Diniz. Pelo PSDB, titulares: senador Mario Couto e senador Cyro Miranda. Pelo PTB, senador Gim Argelo. Pelo PR, senador Antônio Carlos Rodrigues. Pelo PP, senador Ciro Nogueira. Pelo PDT, senador Acir Gurgacz. Pelo DEM, senador Jayme Campos. Pelo PSB, senadora Lídice da Mata. Pelo PSD, senador Sérgio Petecão.

(Repórter) O Conselho de Ética pode aplicar as seguintes medidas disciplinares aos senadores: advertência, censura, suspensão temporária do exercício do mandato e perda definitiva do mandato. Com a escolha dos conselheiros concluída, os senadores vão convocar a primeira reunião do colegiado, em data ainda a ser definida, para a eleição do presidente e vice-presidente.  

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO TAMBÉM APROVOU A RECONDUÇÃO DE LUIZ MOREIRA GOMES JÚNIOR PARA INTEGRAR O CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO.
06/03/2013, 07h47 - ATUALIZADO EM 06/03/2013, 07h47
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00