Idosos poderão ter prioridade no desembarque em ônibus e metrôs — Rádio Senado

Idosos poderão ter prioridade no desembarque em ônibus e metrôs

LOC: IDOSOS PODERÃO TER PRIORIDADE NO DESEMBARQUE EM ÔNIBUS E METRÔS. É O QUE PREVÊ PROJETO APROVADO HOJE PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM INCENTIVOS À INDÚSTRIA PETROQUÍMICA PARA ESTADOS DA SUDENE; E PERMISSÃO PARA CICLISTAS LEVAREM BICICLETAS DE GRAÇA COMO BAGAGEM EM ÔNIBUS INTERESTADUAIS E INTERNACIONAIS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(Repórter) Apesar de já terem a prioridade de embarque no sistema de transporte coletivo garantida pelo Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos ainda enfrentam dificuldade na hora de descer dele, em especial dos ônibus. De acordo com o relator da proposta, senador Wilder Morais, do Democratas de Goiás, a segurança dos idosos é comprometida porque eles têm que enfrentar uma multidão ao desembarcar dos veículos, sobretudo nas horas de pico. Isso porque, como eles têm gratuidade, não passam pela catraca e descem pela mesma porta por onde embarcam os outros passageiros.
 
(Wilder Morais) Trata-se, é claro, de regra elementar de civilidade: quem entra em qualquer lugar deve ceder a vez a quem sai. Infelizmente, o caos que impera no transporte coletivo das nossas cidades faz com que prevaleça a lei do mais forte. Não deixa de ser triste que o Brasil ainda precise legislar sobre algo que deveria ser um parâmetro mínimo de educação. Contudo, a segurança do idoso é, de fato, ameaçada diuturnamente.
 
(Repórter) O projeto vai ser analisado agora pela Comissão de Direitos Humanos, onde terá decisão terminativa, que dispensa a votação no plenário. A Comissão de Infraestrutura aprovou também projeto que inclui a SUDENE, - que engloba os nove estados da região Nordeste, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo -, no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera, que concede benefícios relativos a PIS/PASEP, COFINS e IPI. Outra proposta aprovada, que segue para a Câmara dos Deputados, permite que ciclistas despachem bicicletas gratuitamente nas viagens em ônibus interestaduais e internacionais, sem a apresentação de notas fiscais. Hoje, ciclistas reclamam que são impedidos, pelas regras de algumas empresas, de embarcarem com as bicicletas como bagagem.
06/03/2013, 01h44 - ATUALIZADO EM 06/03/2013, 01h44
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00