Especialista defende investimento na formação de professores — Rádio Senado

Especialista defende investimento na formação de professores

LOC: É PRECISO INVESTIR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, NA GESTÃO E EM TECNOLOGIA PARA DIMINUIR O ATRASO NO ENSINO.  

LOC: FOI O QUE DEFENDEU NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA UM ESPECIALISTA OUVIDO PELA FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO. O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO ACOMPANHOU A REUNIÃO E TEM OS DETALHES. 

(Repórter) A melhoria da qualidade de ensino pode ser alcançada por uma combinação entre boa gestão em toda a rede escolar – do secretário de educação até o professor, na sala de aula – liderança, qualificação dos profissionais da área e novas tecnologias. Só assim, de acordo com o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, que participou de uma audiência da Frente Parlamentar Mista da Educação, é possível diminuir o passivo educacional, a diferença entre o que deveria ser ensinado e o que o aluno de fato aprende. 

(Denis Mizne) 88% terem passado já quase dez anos na escola e chegarem no nono ano sem saber. Porque quando a gente fala em evasão, desinteresse no ensino médio, desinteresse do aluno... é muito difícil ficar interessado se menos de 30% aprenderam português no 5º ano, 23% aprenderam matemática no 5º ano. 

(Repórter) O coordenador da Frente, deputado Alex Canziani, do PTB do Paraná, destacou que o apoio tecnológico é importante, mas o fator decisivo para melhorar o ensino é a qualidade do professor que comanda a sala de aula. 

(Alex Canziani) Não é o fator tecnologia, o fator chama-se professor. É isso é que faz a diferença na escola é isso que faz a diferença na aprendizagem, é a qualidade do professor. É a qualidade que nós temos quando contratamos, quando faz o concurso, para poder trazer os melhores talentos para a escola. É você qualificá-los para que eles possam dar a melhor aula. E nós não podemos dar a mesma aula que se dava 100, 200 anos atrás. 

(Repórter) O deputado elogiou a iniciativa do governo com a medida provisória 586, aprovada pela Câmara na terça-feira, que prevê incentivos para a alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade. O relator da emepê na comissão mista foi o senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe, que espera que os incentivos ajudem a ajustar a idade de alfabetização. 

(Eduardo Amorim) Esperar que as nossas crianças possam realmente ser alfabetizadas até o término do terceiro ano da idade inicial escolar. 

(Repórter) Os benefícios estão previstos dentro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que atinge aproximadamente 8 milhões de estudantes nos três primeiros anos do ensino fundamental. A emepê será agora analisada pelo Senado.
27/02/2013, 04h19 - ATUALIZADO EM 27/02/2013, 04h19
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00