Prazo para envio da declaração do IR começa nesta sexta-feira — Rádio Senado

Prazo para envio da declaração do IR começa nesta sexta-feira

LOC: A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA TODOS OS BRASILEIROS JÁ PODERÃO FAZER A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA E ENVIÁ-LA PELA INTERNET.

LOC: CONFIRA TODOS OS DETALHES SOBRE A DECLARAÇÃO DO I.R. PARA ESSE ANO NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

(REPÓRTER): Para este ano a Receita providenciou uma série de mudanças em seu software “Receitanet”. O melhor exemplo é a importação das informações que foram prestadas no ano passado, o que vai facilitar o preenchimento do Formulário por parte do contribuinte. Assim bastará ao internauta atualizar os valores e as fontes da Declaração que foi feita em 2012. O supervisor nacional do Imposto de Renda na Receita Federal, Joaquim Adir, diz que a preocupação foi tornar o processo ainda mais prático e fácil aos contribuintes. 

(JOAQUIM ADIR): Esta é uma preocupação, a Receita ano a ano vem tentando melhorar o programa e neste ano além de todas as outras vantagens, criou mais esta que ajuda, facilita mais a vida do Declarante. 

(REP): Outra novidade é que a partir deste ano quem desejar poderá fazer doações para os fundos assistenciais que são beneficiados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas o limite para as doações será de 3% do Imposto devido, mantendo também é claro o limite global de 6% para as doações em geral. E atenção: o prazo para prestar as contas com o Leão começa nesta sexta-feira e segue até o dia 30 de abril. A Declaração deve ser enviada pela Internet ou entregue em disquete para qualquer Agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica. Se não cumprir este prazo o contribuinte fica sujeito a uma multa mínima 165 reais e 74 centavos, que pode chegar a até 20% do Imposto devido.
26/02/2013, 03h29 - ATUALIZADO EM 26/02/2013, 03h29
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00