Comissão aprova Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — Rádio Senado

Comissão aprova Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

LOC: A MEDIDA PROVISÓRIA QUE ESTABELECE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA FOI APROVADA NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO MISTA QUE ANALISOU O ASSUNTO. 

LOC: A EMEPÊ SEGUE AGORA PARA A VOTAÇÃO NOS PLENÁRIOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Entre outras ações, o pacto prevê o aumento dos investimentos nos três primeiros anos do ensino fundamental para assegurar a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, como disse o relator da medida provisória, senador Eduardo Amorim, do PSC de Sergipe: 

(Eduardo Amorim) esperar que as nossas crianças possam realmente ser alfabetizadas até o termino do terceiro ano da idade inicial escolar. 

(Repórter) Um bilhão e cem milhões de reais devem ser liberados neste ano por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Além do apoio financeiro, o Ministério da Educação também vai dar suporte técnico aos estados e ao Distrito Federal para garantir o cumprimento do pacto. Foram apresentadas cerca de sessenta sugestões de mudanças ao texto da medida provisória. A deputada Professora Dorinha Seabra, do Democratas de Tocantins, quis assegurar a formação adequada dos professores que atuam na alfabetização das crianças: 

(Dorinha Seabra) o programa não pode ser só um programa de propaganda ou de bandeira para a mídia. o problema da alfabetização no brasil ele é grave. os nossos professores não são formados ou preparados para a alfabetização. não existe disciplina nos cursos que preparam professor para atuar nessa área. imagina-se que o professor vá naturalmente aprender a lidar com a alfabetização, o que não é verdade. 

(Repórter) A emenda foi acatada pelo relator e, se a proposta virar lei, os cursos de pedagogia terão que oferecer disciplinas específicas de alfabetização. O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel, do PT do Ceará, lembrou que outras ações para melhorar a Educação estão em análise no Legislativo: 

(José Pimentel) mostrar também de que o congresso nacional, a câmara e o senado, estão fazendo uma grande discussão sobre o plano nacional de educação e nas metas boa parte dessas preocupações ali são registradas e dadas também encaminhamento. 

(Repórter) O senador José Pimentel também é o relator do Plano Nacional de Educação, que está em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
19/02/2013, 06h09 - ATUALIZADO EM 19/02/2013, 06h09
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00