Senado debaterá maneiras de evitar endividamento de consumidores — Rádio Senado

Senado debaterá maneiras de evitar endividamento de consumidores

LOC: O SENADO VAI DEBATER, NO DIA 19 DE FEVEREIRO, MANEIRAS DE EVITAR O ALTO GRAU DE ENDIVIDAMENTO DOS CONSUMIDORES. 

LOC: A AUDIÊNCIA PÚBLICA FOI CONVOCADA PELA COMISSÃO TEMPORÁRIA QUE ESTUDA A MODERNIZAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Três projetos de lei em análise no Senado serão debatidos na audiência pública do dia 19 de fevereiro. O primeiro deles é o que estabelece normas para evitar o endividamento exagerado dos consumidores, como limite à concessão de crédito e acesso a programas de educação financeira. A segunda proposta em discussão é a que regulamenta as compras pela internet. A terceira, disciplina as ações coletivas, assegurando prioridade e agilidade na justiça. O presidente da Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, disse que o Brasil não pode conviver com o aumento do consumo à custa do endividamento da população: 

(Rodrigo Rollemberg) não é incentivando os brasileiros a consumir desenfreadamente que o país vai evoluir. Muitas vezes, o investimento no consumo interno é importante, mas é importante também registrar que um alienado padrão de consumo implica sérios riscos não apenas ao consumidor, mas muitas vezes ao meio ambiente. 

(Repórter) A audiência pública deve contar com a participação da advogada Cláudia Lima Marques, integrante da Comissão de Juristas criada para atualizar o Código de Defesa do Consumidor. Também foram convidadas a presidente do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, juíza Clarissa Costa de Lima; Marcela Oliboni, que é coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; o diretor-jurídico da empresa Serasa-Experian, Silvânio Covas; e representantes da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e da Federação Brasileira de Bancos.
07/02/2013, 04h58 - ATUALIZADO EM 07/02/2013, 04h58
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00