Renan afirma que é essencial votar as reformas Tributária e Política — Rádio Senado

Renan afirma que é essencial votar as reformas Tributária e Política

LOC: O ANO LEGISLATIVO TEVE INÍCIO OFICIALMENTE NESTA SEGUNDA-FEIRA.

LOC: NO DISCURO DE ABERTURA DOS TRABALHOS DO CONGRESSO NACIONAL, O PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CLAHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, DISSE QUE A VOTAÇÃO DAS REFORMAS TRIBUTÁRIA E POLÍTICA SÃO ESSENCIAIS PARA O PAÍS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) A sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos teve início com a execução do Hino Nacional. Logo depois, foram lidas as mensagens encaminhadas ao Congresso Nacional pela Presidência da República e pelo Supremo Tribunal Federal. O presidente do Senado, Renan Calheiros, falou na sequência e destacou os temas que considera importantes para o país 

(Renan Calheiros) Além da questão federativa envolvendo o fundo de participação, o indexador das dívidas públicas, o ICMS e a partilha dos royalties, o Congresso deve ao país duas reformas que podem garantir o nosso futuro e assento entre as grandes nações: me refiro à reforma tributária e à reforma política, temas sempre tão candentes e que mais do que nunca merecem prioridade absoluta. 

(Repórter) Renan Calheiros reconheceu que mudar o sistema tributário e o político não é tarefa fácil. Mas ele ressaltou que o Congresso Nacional vai conseguir enfrentar o desafio de forma serena. O presidente do Senado destacou também leis importantes que foram aprovadas recentemente pelo Legislativo, como a Lei da Ficha Limpa e a medida provisória que possibilitou a redução da conta de luz. E lembrou que o principal desafio do governo é manter o poder de compra do trabalhador: 

(Renan Calheiros) Entendo que o principal desafio é manter o nível de emprego e renda que tem sustentado o consumo interno. Este é o dado macroeconômico realmente importante e que o cidadão compreende no seu cotidiano. 

(Repórter) Renan Calheiros anunciou que vai se reunir com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, do PMDB do Rio Grande do Norte, para tratar de três assuntos que, segundo ele, incomodam o Legislativo: o excesso de medidas provisórias, o cumprimento pelo Executivo do orçamento aprovado por deputados e senadores e os vetos presidenciais. Renan Calheiros terminou seu discurso afirmando que democracia não é apenas garantir o direito ao voto ou o direito de ir e vir: 

(Renan Calheiros) é também igualdade de oportunidades e justiça social. O congresso, que resgatou esses valores, empenhará suas melhores energias no intuito de conquistar a almejada democracia social. 

(Repórter) Essa é a Terceira Sessão Legislativa da quinquagéssima-quarta Legislatura.
04/02/2013, 06h38 - ATUALIZADO EM 04/02/2013, 06h38
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00