Pessoas com deficiência poderão ter acesso a táxis adaptados — Rádio Senado

Pessoas com deficiência poderão ter acesso a táxis adaptados

LOC: AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PODERÃO TER ACESSO A TÁXIS ADAPTADOS. 

LOC: A PROPOSTA DO SENADOR SÉRGIO SOUZA, DO PMDB DO PARANÁ, PODE SER VOTADA ESTE ANO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: Os senadores da Comissão de Serviços de Infraestrutura devem votar este ano o projeto apresentado pelo senador Sergio Souza, que assegura mais mobilidade às pessoas com deficiência. Segundo a proposta, as empresas de táxi com vinte veículos ou mais deverão adaptar cinco por cento deles para possibilitar o embarque e o desembarque de cadeirantes, sem que eles tenham que sair da cadeira de rodas. O senador Sérgio Souza argumenta que já há leis que tratam do acesso de deficientes em outros meios de transporte público, mas não para os táxis. Além disso, afirma que esses veículos adaptados poderão transportar qualquer passageiro. 

(Sérgio Souza) Isso não quer dizer que ele não vai poder atender o passageiro comum também. Mas é que o veículo deve ser adaptado para o atendimento do deficiente. Aí nós temos essas mini-vans, temos uma série de carros que podem ser adaptados. Percebemos que há uma necessidade. Uma demanda muito clara e sugerir isso na forma de uma lei geral, uma lei nacional, passa a ter implantação em todos os grandes centros do Brasil. 

(Repórter) Se aprovada na Comissão de Serviços de Infraestrutura, a proposta passará ainda pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, em decisão terminativa. Isso significa que no caso de aprovação o projeto poderá seguir para o exame na Câmara dos Deputados.
28/01/2013, 11h37 - ATUALIZADO EM 28/01/2013, 11h37
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00