Estudantes que pagam Fies podem ter descontos para saldar parcelas finais — Rádio Senado

Estudantes que pagam Fies podem ter descontos para saldar parcelas finais

LOC: OS ESTUDANTES QUE PAGAM O FINANCIAMENTO ESTUDANTIL EM DIA PODEM TER DESCONTOS PARA SALDAR AS PARCELAS FINAIS.
 
LOC: A PROPOSTA ESTÁ PRONTA PARA SER VOTADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, é o meio que muitos alunos sem recursos contam para custear a formação superior. Mais de 400 mil estudantes já recorreram ao programa desde que ele foi criado em 1999, para substituir o programa de crédito educativo. Um projeto que está pronto para ser votado na Comissão de Educação do Senado, da senadora Lucia Vânia, do PSDB de Goiás, quer beneficiar os estudantes que pagam as parcelas do FIES em dia. Pela proposta, o aluno poderá escolher entre dois benefícios. O primeiro será um abatimento de vinte e cinco por cento na quitação antecipada do saldo devedor total, e o segundo um desconto de cinco por cento das prestações restantes, desde que as parcelas sejam pagas em dia. O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul e relator do projeto na Comissão de Educação, explica que além de premiar o bom pagador, a medida ainda ajuda a diminuir os custos de cobrança e a inadimplência do programa.
 
(Pedro Simon) Foi muito competente a senadora, porque é um projeto que vai beneficiar todo mundo. A premiação proposta se reverterá em benefício de todos os estudantes. O impacto máximo é de seis por cento nas receitas de mensalidade do fundo. Com isso, os gestores do fundo ganham com a redução de despesa de cobrança de mensalidades em atraso.

(Repórter) Junto com outras iniciativas do governo, como o Prouni, que dá bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições particulares, o FIES tem como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros ao ensino superior. Das 160 mil bolsas do Prouni disponíveis para o primeiro semestre de 2013, cerca de 50 mil são bolsas parciais. Para a parte restante da mensalidade, o aluno pode recorrer ao financiamento. O estudante que toma o crédito tem um prazo de um ano e meio para iniciar o pagamento das parcelas.
22/01/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 22/01/2013, 01h13
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00