Suplicy acha positiva entrada de mão de obra estrangeira qualificada — Rádio Senado

Suplicy acha positiva entrada de mão de obra estrangeira qualificada

LOC: O SENADOR EDUARDO SUPLICY, DO PT DE SÃO PAULO, CONSIDEROU POSITIVA A INTENÇÃO DO GOVERNO BRASILEIRO DE ADOTAR MEDIDAS PARA FACILITAR A ENTRADA DE MÃO DE OBRA ESTRANGEIRA QUALIFICADA NO PAÍS.  

LOC: AS AÇÕES DEVEM SER ANUNCIADAS EM MARÇO PELA SECRETARIA DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: Segundo o Secretário de Ações Estratégicas, Ricardo Paes de Barros, por conta da complexidade do processo para a atuação de estrangeiros no mercado de trabalho brasileiro, muitas empresas nem tentam contratar esses profissionais apesar de não encontrarem um funcionário de qualificação semelhante no Brasil. Por isso, em março, a Secretaria deve anunciar uma série de medidas para atrair esses técnicos. Uma delas é o fim da exigência de contrato de trabalho para conceder visto a profissionais qualificados. Outra proposta é permitir que estudantes de faculdades conceituadas no exterior façam estágio de férias no Brasil. O Summer Job, como é conhecido lá fora, é tradicional em cursos de pós-graduação no exterior e usado para recrutar os alunos mais destacados. O secretário também anunciou a intenção do Brasil de flexibilizar as regras para o estrangeiro que trocar de emprego ou de cargo no País. Hoje, ao mudar de empresa ele precisa refazer todo o processo no Ministério do Trabalho. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo considerou positiva a decisão brasileira. Na avaliação dele a interação entre profissionais brasileiros e estrangeiros pode ser enriquecedora. 

(Suplicy): Primeiro do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico científico é muito importante para o Brasil receber a contribuição do maior número de pessoas qualificadas, técnicos, cientistas que, portanto, terão maior oportunidade de vir e trabalhar no Brasil contribuindo com o nosso próprio desenvolvimento científico tecnológico e a interação será enriquecedora. 

(Repórter): Segundo dados do Censo de 2010, o número de estrangeiros no Brasil encolheu nos últimos dez anos e quarenta e três por cento deles têm mais de sessenta anos. Apenas 0,3 por cento da população brasileira é de imigrantes enquanto a média mundial é de três por cento. No resto da América Latina cerca de um e meio por cento da população é formada por estrangeiros enquanto quinze por cento da população norte-americana é de imigrantes. Da Rádio Senado, Patrícia Novaes.
21/01/2013, 11h53 - ATUALIZADO EM 21/01/2013, 11h53
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00