Telefonia celular lidera lista de reclamações do Procon em 2012 — Rádio Senado

Telefonia celular lidera lista de reclamações do Procon em 2012

LOC: A TELEFONIA CELULAR LIDERA A LISTA DE RECLAMAÇÕES NO PROCON EM 2012. 

LOC: O GRANDE VOLUME DE QUEIXAS E A ATUAL SITUAÇÃO DA TELEFONIA MÓVEL PREOCUPAM OS SENADORES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça revela que a telefonia celular liderou a lista de reclamações do Procon em 2012. De quase um milhão e novecentas mil queixas recebidas, as empresas de telefonia móvel foram responsáveis por 300 mil reclamações. No ranking das empresas mais denunciadas, a operadora de telefonia celular e fixa Oi foi a campeã, com 120 mil demandas. O grupo Claro/Embratel veio em seguida, com 102 mil registros. As empresas Vivo/Telefônica e TIM/Intelig ficaram na quinta e na sétima posição. A situação da telefonia móvel brasileira preocupa os senadores, que discutiram o assunto no ano passado com o ministro das Comunicações e o presidente da Anatel. Em audiências públicas nas Comissões de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, parlamentares e autoridades lembraram que o setor cresce cerca de 10 por cento ao ano e faturou em 2011 oitenta bilhões de reais. Também defenderam mais investimentos e o compartilhamento das antenas das empresas de telefonia celular. O senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, lembrou que o brasileiro paga caro e recebe um serviço de baixa qualidade. 

(Sérgio Souza) Quem já não perdeu a paciência com a telefonia móvel nos últimos tempos? É uma loucura, dá vontade de jogar fora! Eu tenho dois aparelhos, rapaz, nenhum funciona tem hora! Não funciona pra você ligar, não funciona pra receber ligação, cai na metade a ligação. Você tá aqui em Brasília, você tá pelas ruas andando, numa quadra pega na outra quadra não pega! 

(REPÓRTER) O Ministério da Justiça vai notificar as empresas que receberam mais reclamações nos 170 Procons espalhados pelo País. Elas devem explicar como buscam responder às queixas dos clientes e apresentar um plano para melhorar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.
16/01/2013, 00h30 - ATUALIZADO EM 16/01/2013, 00h30
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