Brasil virou referência na prevenção sobre mudanças climáticas, diz Sérgio Souza — Rádio Senado

Brasil virou referência na prevenção sobre mudanças climáticas, diz Sérgio Souza

LOC: O BRASIL DEIXOU DE SER UM PAÍS COBRADO PARA SER COBRADOR QUANDO O ASSUNTO É PREVENÇÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. 

LOC: A OPINIÃO É DO RELATOR DA COMISSÃO MISTA QUE ANALISA O TEMA, SENADOR SÉRGIO SOUZA. ELE CONVERSOU COM O REPÓRTER NILO BAIRROS:  

TÉC: Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, começa 2013 mais otimista em comparação a 2012. Como relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas, ele acompanhou as negociações em torno da Rio+ 20 e da COP-18, os dois eventos mais importantes sobre o clima realizados no ano passado. Além disso, participou de 20 reuniões e audiências públicas no Congresso. O otimismo vem das ações que, segundo Sérgio Souza, têm transformado a imagem do Brasil no exterior. O senador dá como exemplos o financiamento da agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, especialmente na Região Norte: 

(Sérgio Souza) A diminuição do desmatamento, caiu de quase 30 mil quilômetros quadrados em 2004 para menos de cinco em 2012. O Brasil é dos países que deixa de ser questionado, o que você está fazendo para o meio ambiente, para se tornar um país questionador. 

(Repórter) No relatório de Sergio Souza, aprovado em dezembro pela Comissão Mista, estão recomendações dirigidas principalmente ao Executivo e ao Legislativo. O relator sugere a aprovação de um marco regulatório para o chamado PSA, pagamento por serviços ambientais, a destinação de mais recursos para o Fundo do Clima e o apoio a iniciativas internacionais de desenvolvimento sustentável. O mandato de Sergio Souza como relator da Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas acaba no início de fevereiro. Tão logo sejam renovadas as Mesas do Senado e da Câmara, deverá ocorrer novas eleições também nas comissões do Congresso.
03/01/2013, 03h32 - ATUALIZADO EM 03/01/2013, 03h32
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00