CAS já tem audiências marcadas para debater obesidade e saúde do homem — Rádio Senado

CAS já tem audiências marcadas para debater obesidade e saúde do homem

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS VAI DEBATER, EM 2013, PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DOS BRASILEIROS.  

LOC: JÁ FORAM APROVADAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR A OBESIDADE E O CÂNCER DE PÊNIS. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Representantes da Sociedade Brasileira de Urologia se reuniram com a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, e pediram que a Comissão de Assuntos Sociais comece a discutir imediatamente com técnicos do Governo políticas públicas de prevenção ao câncer de pênis, que tem aumentado bastante em nosso país e levado a casos de mutilação principalmente na Região Nordeste, onde os números são 3 vezes maiores que no restante do país. Por causa desta situação, a Comissão decidiu promover uma audiência pública com os técnicos do Ministério da Saúde e da própria Sociedade Brasileira de Urologia, a partir da iniciativa de Ana Amélia. 

(ANA AMELIA): Eu recebi a visita de representantes da Sociedade Brasileira de Urologia e fiquei impressionada com os números alarmantes. Números que se referem não só ao câncer de próstata mas à mutilação de homens especialmente na Região Nordeste, mutilação numa parte do corpo que é essencial aos homens que é a questão da mutilação do pênis. Este problema decorre de várias questões relacionadas à falta de prevenção e por isto esta mutilação. 

(REP): Também por iniciativa da senadora Ana Amélia a Comissão de Assuntos Sociais decidiu incluir nas discussões com os técnicos do Ministério da Saúde outro grave problema que tem aumentado muito em nosso país, que são as questões relativas à obesidade fruto dos maus hábitos alimentares. Poderá ser chamado também para discutir este assunto o coordenador do Comitê Organizador da Copa 2014 e ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que recentemente perdeu peso. Ana Amélia acredita que Ronaldo pode servir como um exemplo positivo na divulgação para a população de hábitos alimentares mais saudáveis.

(ANA AMELIA): Dados que o Ministério da Saúde fez fazendo alertas sobre a questão da obesidade atingindo inclusive adolescentes. Há um problema sério com a questão alimentar, nutricional e isto provoca também problemas da saúde. E claro o trabalho feito pelo atleta Ronaldo Nazário também deu visibilidade ao problema. 

(REP): Estas audiências com os técnicos do Ministério da Saúde devem acontecer após o reinício dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
02/01/2013, 04h01 - ATUALIZADO EM 02/01/2013, 04h01
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00