Vigilantes vão receber adicional de risco de vida de 30% do salário — Rádio Senado

Vigilantes vão receber adicional de risco de vida de 30% do salário

LOC: OS TRABALHADORES DOS SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA VÃO RECEBER ADICIONAL DE TRINTA POR CENTO DE SEU SALÁRIO EM RAZÃO DO RISCO DE VIDA DA ATIVIDADE.
 
LOC: CRIADA A PARTIR DE PROJETO DA SENADORA VANESSA GRAZZIONTIN, DO PC DO B DO AMAZONAS, A LEI QUE ASSEGURA ESSE DIREITO FOI SANCIONADA EM DEZEMBRO PELA PRESIDENTE DA REPÚBLICA. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) O projeto foi apresentado em 2003, quando a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, ainda era deputada federal. Sancionada em 8 de dezembro pela presidente Dilma Roussef, a lei número 12.740 assegura a todos os vigilantes do país um adicional de risco de vida equivalente a 30% da remuneração mensal. Para a autora do projeto, a medida faz justiça à categoria dos vigilantes. Ela lembrou que esses profissionais trabalham armados, passam por formação orientada pela Polícia Federal e diariamente põem suas vidas em risco. Vanessa Grazziontin disse esperar que não haja dificuldades para a aplicação efetiva da lei.
 
(Vanessa Grazziotin) Espero que os empresários não promovam uma substituição salarial, porque, infelizmente, é assim que ocorre. O serviço de vigilância, de segurança talvez seja um dos serviços mais caros, cuja falta de proporção é algo que marca o setor. Às empresas são cobrados valores extremamente altos, mas em contrapartida o salário que as empresas pagam aos profissionais desse setor está muito aquém daquilo que eles recebem.
 
(Repórter) A senadora Vanessa Grazziontin disse que a ideia do projeto surgiu quando, há nove anos, ela participou de uma assembleia com trabalhadores vigilantes, e a categoria apresentou a ela a demanda referente ao adicional de risco de vida.
26/12/2012, 02h39 - ATUALIZADO EM 26/12/2012, 02h39
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00