CRE aprovou 106 acordos internacionais em 2012 — Rádio Senado

CRE aprovou 106 acordos internacionais em 2012

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU 106 PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO REFERENTES A ACORDOS, TRATADOS E CONVENÇÕES INTERNACIONAIS EM 2011 E 2012.  

LOC: O SENADOR FERNANDO COLLOR FEZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS DOIS ANOS EM QUE A COMISSÃO ESTEVE SOB SUA PRESIDÊNCIA. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

TÉC: Ao todo, foram 153 reuniões, o que dá uma média de quase duas reuniões por semana de trabalho no Congresso Nacional. 81 destinaram-se a audiências públicas, com 274 convidados participantes, entre autoridades e especialistas. A Comissão de Relações Exteriores também aprovou a indicação de 84 embaixadores e outras autoridades; 26 projetos de lei, 156 requerimentos; e 59 emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual e para o Plano Plurianual. Segundo o senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, um dos destaques do seu período na presidência da comissão foi o ciclo de debates “Rumos da Política Externa Brasileira”,dividido em cinco painéis, totalizando 32 reuniões. 

(COLLOR) A opinião de renomados especialistas – sempre com enfoque na abordagem geopolítica, econômica, social e técnica que envolvem a natureza dessas questões – permitiu oferecer aos integrantes da Comissão e ao público que nos acompanhou, um panorama geral e um conhecimento mais acurado da real situação e das possíveis soluções para os inúmeros problemas no campo das relações externas e da defesa. 

(REP) Collor também lembrou a oportunidade de ouvir em audiência pública os ministros Antônio Patriota, das Relações Exteriores, e Celso Amorim. da Defesa. 

(COLLOR) Ambos trouxeram valiosas informações das respectivas áreas. Além disso, recebemos diversas comitivas de autoridades e parlamentares estrangeiros. Esses encontros geram sempre um saldo positivo, pois permitem o estreitamento das relações dos Legislativos por meio da troca de experiências e opiniões acerca de temas mundiais e bilaterais. 

(REP) Outra iniciativa da comissão foi apresentar ao presidente do Senado, José Sarney, uma proposta de resolução do Congresso Nacional para regulamentar os grupos parlamentares de amizade. Fernando Collor destacou ainda a participação da Comissão de Relações Exteriores e das subcomissões, juntamente com a Comissão de Meio Ambiente, na definição de propostas para a Conferência Mundial do Meio Ambiente, a Rio+20. 

(COLLOR) Ao tratar de assuntos como o Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas, a Amazônia e Faixa de Fronteira e o Reaparelhamento e a Modernização das Forças Armadas, esses comitês desenvolvem um papel suplementar e imprescindível aos trabalhos da Comissão e do Senado Federal. 

(REP) A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional publicou três edições dos relatórios das audiências públicas, e ainda os principais comunicados com análises dos acontecimentos mais importantes do cenário internacional em 2011 e 2012.
26/12/2012, 11h52 - ATUALIZADO EM 26/12/2012, 11h52
Duração de áudio: 02:50
Ao vivo
00:0000:00