Parlamentares divergem sobre a inclusão da palavra amor na bandeira nacional — Rádio Senado

Parlamentares divergem sobre a inclusão da palavra amor na bandeira nacional

LOC: CORREÇÃO DE UM ERRO HISTÓRICO OU DEMAGOGIA? OS SENADORES TÊM OPINIÕES DIFERENTES SOBRE A INCLUSÃO DA PALAVRA "AMOR" NA BANDEIRA NACIONAL. 

LOC: UM PROJETO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPÕE A MUDANÇA. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS.  

TÉC: A palavra "Amor" deve ser incluída na bandeira nacional? Na opinião do senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, sim. O senador foi ao plenário do Senado defender o projeto do deputado Chico Alencar, do Psol do Rio de Janeiro. A proposta pede para que a expressão "ordem e progresso" , inscrita na bandeira brasileira, seja alterada com a inclusão do substantivo, ficando assim: "amor, ordem e progresso". Desta forma a expressão na bandeira ficaria fiel ao lema positivista do filósofo Auguste Comte,  "o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim", que inspirou os autores da Bandeira Nacional. Na opinião do senador paulista, a inclusão da palavra amor na bandeira nacional vai corrigir um erro histórico. 

(Eduardo Suplicy) "os autores não foram felizes ao retirar do lema a sua palavra mais importante, que seria "amor". Isso apequenou a Bandeira Nacional, de modo que nós a consideramos, de certa forma, incompleta. Só agora, no século XXI, é que podemos ter uma idéia melhor da importância dessa palavra como catalisadora de misericórdia, de caridade, de solidariedade entre as pessoas".

(REPÓRTER) Já o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, acha a bandeira deve ficar como está ou o país poderá virar chacota internacional. 

(Pedro Taques) "respeitando o Deputado que apresentou esse projeto, um congresso nacional e um país que precisam colocar na sua bandeira a expressão "amor", o termo "amor", o símbolo, o signo "amor", isso pode ser motivo de piada no mundo todo. Eu quero expressar a V. Exª o meu respeito. Agora, a República Federativa do Brasil precisa de mais trabalho, mais decência".

(REPÓRTER) Por sua vez o senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, lembrou que o Brasil não venceu o analfabetismo que persiste na sociedade brasileira desde a época da proclamação da república e da escolha da bandeira nacional em 1889. Por isso ele sugeriu que a palavra “educação” seja incluída na bandeira.  

(Cristovam Buarque) "eu creio que se fosse para escrever algo era melhor mudar Ordem e Progresso por Educação é Progresso"

(REPÓRTER) O senador Eduardo Suplicy chamou a atenção dos parlamentares para a campanha lançada na internet, que pede a inclusão da palavra "amor" na bandeira brasileira. O endereço eletrônico é incluaamornabandeira.org. br.
20/12/2012, 01h04 - ATUALIZADO EM 20/12/2012, 01h04
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00