CDH discute prevenção de queimaduras — Rádio Senado

CDH discute prevenção de queimaduras

LOC: O GOVERNO PRECISA ESTABELECER UMA ARTICULAÇÃO NACIONAL PARA A PREVENÇÃO DE QUEIMADURAS. 

LOC: AS CRIANÇAS DE BAIXA RENDA SÃO A MAIORIA DOS QUEIMADOS NO PAÍS. O ASSUNTO FOI DISCUTIDO PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. CONFIRA NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

TÉC: A Comissão de Direitos Humanos discutiu o grave problema dos casos com queimados em nosso país. O presidente da Comissão, senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, chamou a atenção para o alto número de vitimas de queimaduras que são oficialmente registrados dentro dos hospitais brasileiros. 

(PAULO PAIM): Cerca de um milhão de pessoas são vítimas de queimaduras por ano em todo o Brasil. Um milhão de vítimas de queimaduras por ano no Brasil. Dados da Sociedade de Queimaduras mostram ainda que elas são causadas principalmente por líquidos, combustíveis, fogos de artifício, eletricidade, dentre outros. 

(REP): Por causa desta situação o representante do Ministério da Saúde, Jose Passos, se comprometeu a formar um grupo de trabalho para atuar em conjunto com o “Núcleo de Proteção aos Queimados” e a Sociedade Brasileira de Queimaduras, visando o estabelecimento de uma articulação nacional de prevenção. 

(JOSE PASSOS): Como um encaminhamento concreto em janeiro agora, logo no começo de janeiro a gente tem uma reunião, pensar numa proposta de um grupo específico pra prevenção, fazer uma divulgação em massa, de um processo de divulgação em massa. 

(REP): O médico Nelson Píccolo chamou atenção de que os números do próprio Ministério mostram que a maioria dos queimados no país são crianças de baixa renda. 

(NELSON PICCOLO): As nossas crianças se queimam com álcool, e pro senhor ter uma idéia no nosso serviço em Goiânia 70% das mortes em crianças é causado por queimadura por etanol que é vendido por 2, 3 reais no supermercado. O etanol ainda é uma realidade assustadora no nosso país. 

(REP): O senador Paulo Paim se comprometeu a apresentar um projeto ao Senado proibindo a venda de álcool líquido em supermercados.
20/12/2012, 11h31 - ATUALIZADO EM 20/12/2012, 11h31
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00