CMO deve votar o relatório final do Orçamento até quinta-feira — Rádio Senado

CMO deve votar o relatório final do Orçamento até quinta-feira

LOC: O RELATÓRIO DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO PARA 2013 DEVE SER VOTADO ATÉ QUINTA-FEIRA PELA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL. 

LOC: NESTA TERÇA-FEIRA, O SENADOR ROMERO JUCÁ, RELATOR DO PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA, CONCLUIU A LEITURA DO DOCUMENTO. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) A votação do relatório na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização é a última etapa antes de o projeto da lei orçamentária ser submetido ao plenário do Congresso Nacional. Durante a leitura de seu relatório, em reunião que acabou na madrugada desta terça-feira, o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, confirmou que o valor total do orçamento da União para o próximo ano é de dois trilhões, 276 bilhões de reais. O salário mínimo deve subir para 674 reais e 96 centavos a partir de primeiro de janeiro, e a previsão de crescimento da economia é de 4,1% do PIB, o Produto Interno Bruto. O senador Jucá, porém, propôs algumas mudanças em relação ao relatório preliminar aprovado na Comissão. Uma delas deve ser o aumento dos recursos destinados ao Fundo Partidário. Outra é a inclusão, a pedido do governo federal, de reajuste salarial para servidores públicos não contemplados no acordo feito em agosto, entre o Executivo e diversos sindicatos. Como explicou Romero Jucá. 

(Romero Jucá) Nós vamos colocar, se for a decisão da comissão isto no relatório, mas será necessário ainda o governo mudar a LDO e aprovar uma lei para dar o reajuste a essas categorias. Basicamente são funcionários do INCRA, da Polícia Federal, da Receita Federal, do Banco Central e de outras categorias também que não tinham assinado o acordo de 5%, portanto tinham ficado fora do envio da proposta orçamentária quando do final de agosto. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Orçamento, deputado Paulo Pimenta, do PT do Rio Grande do Sul, confirmou a expectativa de que o colegiado conclua, até quinta-feira, a discussão e votação da peça orçamentária federal para o ano que vem.
19/12/2012, 11h36 - ATUALIZADO EM 19/12/2012, 11h36
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00