Aprovada regulamentação da profissão de comerciário — Rádio Senado

Aprovada regulamentação da profissão de comerciário

LOC: A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE COMERCIÁRIO FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DO SENADO. 

LOC: A VOTAÇÃO FAVORÁVEL OCORREU PORQUE O TEXTO FINAL FOI FRUTO DE UM ACORDO ENTRE TRABALHADORES E EMPRESÁRIOS. QUEM TRAZ AS INFORMAÇÕES É O REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TEC: Em 2007 o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, apresentou o projeto que regulamenta a profissão de comerciário. De lá pra cá o projeto foi aprovado pelo Senado e pela Câmara, e retornou ao Senado para a análise das mudanças feitas pelos deputados. Este projeto garante para os comerciários a jornada máxima de trabalho de 8 horas por dia e 44 horas semanais, ou 6 horas diárias em casos de turnos por revezamento. Este projeto também garante que o piso salarial da categoria será definido por convenção ou acordo coletivo de trabalho. Aprovada mais uma vez na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o projeto seguiu em regime de urgência para o Plenário. O texto é fruto de um acordo entre trabalhadores e empresários, como fez questão de registrar o senador Paulo Paim. 

(PAULO PAIM): Os líderes sindicais naturalmente agradecem muito, a categoria toda agradece, resolve uma questão enorme e uma profissão, uma das mais antigas do mundo, poderá ser regulamentada. É bom dizer que este relatório aqui tem o apoio dos empresários e dos trabalhadores. 

(REP): Se for aprovado em Plenário, a regulamentação da profissão de comerciário seguirá para a sanção da presidente Dilma Roussef.
19/12/2012, 00h40 - ATUALIZADO EM 19/12/2012, 00h40
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00