Senado aprova projeto que torna Lei Seca mais rigorosa — Rádio Senado

Senado aprova projeto que torna Lei Seca mais rigorosa

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU O PROJETO QUE TORNA A LEI SECA MAIS RIGOROSA. 

LOC: A PROPOSTA DOBRA O VALOR DA MULTA E PERMITE NOVAS PROVAS E INDÍCIOS CONTRA QUEM BEBER E DIRIGIR. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) Além do exame de sangue e do teste do bafômetro, a embriaguez ao volante poderá ser atestada por provas como o depoimento de testemunhas ou vídeos gravados por celulares. O projeto aprovado no Senado mantém o limite máximo tolerado de álcool no organismo do motorista, de seis decigramas por litro de sangue. Quem exceder essa quantidade pode ser condenado a até três anos de prisão e ter a carteira de motorista suspensa ou cassada. A proposta ainda dobra o valor da multa, que passaria de 957 para 1915 reais. Se no período de um ano houver outra infração, a multa pode chegar a 3.900 reais. O senador Eduardo Braga do PMDB do Amazonas, lembrou que milhares de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes de trânsito: 

(Eduardo Braga) “São alarmantes o número de violência no trânsito. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, no ano de 2011 tivemos 192 mil 188 acidentes e oito mil 662 mortes” 

(Repórter) O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, espera que a nova lei ajude a diminuir as mortes em eventos, como as festas de final de ano e o carnaval: 

(Eunício Oliveira) “Tendo em vista o final de ano, tendo em vista o carnaval que se aproxima, a gente precisa ter um instrumento para evitar tantas mortes no trânsito, como acontece pelo Brasil inteiro” 

(Repórter) A proposta que endurece a Lei Seca já passou pela Câmara dos Deputados e, para virar lei, depende apenas da assinatura da presidente Dilma Rousseff.
18/12/2012, 09h01 - ATUALIZADO EM 18/12/2012, 09h01
Duração de áudio: 01:36
Ao vivo
00:0000:00