Senado aprova fundo de amparo para mulheres vítimas de violência — Rádio Senado

Senado aprova fundo de amparo para mulheres vítimas de violência

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO FEDERAL APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE CRIA O "FUNDO NACIONAL PARA O AMPARO A MULHERES AGREDIDAS".

LOC: O PRINCIPAL OBJETIVO É POSSIBILITAR A VOLTA DESSAS MULHERES AO MERCADO DE TRABALHO. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TÉC: Segue agora para a Câmara dos Deputados o projeto do senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, que cria o "Fundo Nacional de Amparo a Mulheres Agredidas". Como detalhou a relatora na Comissão de Assuntos Econômicos, a senadora Vanessa Graziottin do PC do B do Amazonas, o projeto serve como um complemento para a "Lei Maria da Penha", porque prevê um auxílio em dinheiro e também a inclusão em cursos de treinamento voltados para a recolocação da mulher agredida no mercado de trabalho. 

(VANESSA GRAZIOTTIN): É prevista uma ajuda pecuniária no valor de até 622 reais a ser pago no período de até 12 meses. E também os recursos podem ser utilizados para o treinamento de profissionais com os objetivos de facilitar a recolocação das mulheres no mercado de trabalho. 

(REP): De acordo com o projeto, o Fundo deverá ser administrado pela "Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres". Segundo dados da própria Secretaria, os números referentes à violência doméstica permanecem altos no país, atingindo 28,9% nas grandes cidades e 36,9% no restante do país. A idéia do Fundo é justamente resgatar as vítimas da violência financiando o recomeço de uma vida digna para a mulher e seus filhos, tendo em vista que em grande parte elas dependem economicamente dos agressores.
18/12/2012, 00h38 - ATUALIZADO EM 18/12/2012, 00h38
Duração de áudio: 01:19
Ao vivo
00:0000:00