CAE aprova fim de exigência de valores mínimos para caderneta de poupança — Rádio Senado

CAE aprova fim de exigência de valores mínimos para caderneta de poupança

LOC: AS PESSOAS COM RENDA MAIS BAIXA TERÃO MAIOR POSSIBILIDADE DE ACESSO À CADERNETA DE POUPANÇA.  

LOC: ISSO PORQUE A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS APROVOU O PROJETO QUE PROÍBE A EXIGÊNCIA DE VALORES MÍNIMOS PARA DEPÓSITO OU RETIRADA DE RECURSOS DA CADERNETA. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: Segue agora para a Câmara dos Deputados o projeto do senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, que proíbe qualquer instituição financeira de cobrar um valor mínimo para o depósito ou retirada de recursos da Caderneta de Poupança. Os senadores do colegiado entenderam que a caderneta é o produto financeiro mais simples e acessível aos pequenos poupadores, principalmente os de renda mais baixa. O problema é que a exigência de um valor mínimo para a abertura dessas contas acaba afastando os pequenos poupadores. Segundo números divulgados pelo relator, o senador Jose Agripino, os valores exigidos para esta aplicação pode variar de 50 a até 1.000 reais, o que no entender de Antonio Carlos Valadares não está contribuindo para a inclusão bancária dos mais pobres. 

(ANTONIO CARLOS VALADARES): Um desejo que já vem de há muito tempo dos pequenos poupadores. Para os depósitos na Caderneta de Poupança não se exija o depósito mínimo. Vai se refletir em maiores depósitos da nossa caderneta justamente na Caixa Econômica Federal, que é o instrumento de valorização daqueles pequenos poupadores. 

(REP): Mas para esta regra virar lei o projeto vai ter que ser aprovado agora também na Câmara dos Deputados e depois sancionado pela presidência da República.
18/12/2012, 00h32 - ATUALIZADO EM 18/12/2012, 00h32
Duração de áudio: 01:21
Ao vivo
00:0000:00