CDH faz balanço dos trabalhos do colegiado nos últimos dois anos — Rádio Senado

CDH faz balanço dos trabalhos do colegiado nos últimos dois anos

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS FEZ UM BALANÇO DOS TRABALHOS DO COLEGIADO NESSES ÚLTIMOS DOIS ANOS EM UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM DIVERSOS CONVIDADOS.

LOC: PARTICIPARAM DA REUNIÃO, REPRESENTANTES DO GOVERNO, DO JUDICIÁRIO, DAS CENTRAIS SINDICAIS, ASSOCIAÇÕES, FEDERAÇÕES, PROFESSORES E SOCIÓLOGOS. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O presidente do colegiado, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, lembrou que entre 2011 e 2012 foram realizadas cento e cinqüenta e duas audiências públicas em que foram ouvidos diversos segmentos da sociedade brasileira e discutidos temas como o combate à fome e à miséria no Brasil e no Mundo, o estatuto da igualdade racial e os acidentes de trânsito. Durante a comemoração, Berenice Piana que inspirou o Projeto de Lei para uma Política Nacional de Proteção do Direito da Pessoa com Espectro Autista afirmou que foi a Comissão de Direitos Humanos que deu visibilidade à questão. O projeto que reconhece o autismo como uma deficiência e garante direitos às pessoas com a síndrome foi aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados e aguarda sanção da presidente Dilma Roussef. 

(Berenice) Esse projeto desenvolvido aqui, esse projeto de Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno com Espectro Autista veio trazer esperança para milhares de famílias porque vai proporcionar a eles, além de uma carta magna, uma carta que venha garantir todos os seus direitos. 

(REPÓRTER) Emocionado, o senador Paulo Paim lembrou a luta de Berenice e de Fernando Cota, que tem filhos com autismo. (Paulo Paim) - Eu sei que é difícil, mas vocês nunca, nunca recuaram, quando alguns diziam que não ia dar em nada em me lembro que vocês dois diziam: vai dar, nós apostamos que vai dar. E graças a Deus a lei foi aprovada aqui, foi aprovada na Câmara, está na mão da presidência, tenho certeza que vai ser sancionada. Não tenho nenhuma dúvida. 

(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal disse que a CDH é a mãe de todas as comissões do Senado e que o Senador Paulo Paim se identifica como ninguém com o tema.  

(Cristovam) - Direitos Humanos é o propósito. Por isso eu fico satisfeito de ver toda segunda-feira uma audiência aqui do senador Paulo Paim sobre algum problema: seja sindical, seja de aposentadoria, seja sobre alguma deficiência, alguma violência, cada segunda-feira nos temos uma audiência aqui, graças à liderança do senador Paulo Paim. 

(REPÓRTER) Em fevereiro do ano que vem termina o mandato do senador Paulo Paim como presidente da Comissão de Direitos Humanos.
17/12/2012, 11h57 - ATUALIZADO EM 17/12/2012, 11h57
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00