CDH quer regulamentar setor de cruzeiros marítimos — Rádio Senado

CDH quer regulamentar setor de cruzeiros marítimos

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS QUER REGULAMENTAR O SETOR DE CRUZEIROS MARÍTIMOS. 

LOC: MAUS TRATOS A PASSAGEIROS E TRABALHADORES SÃO COMUNS, SEGUNDO INFORMAÇÕES REPASSADAS À COMISSÃO. CONFIRA O “LADO B” DOS CRUZEIROS NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: Jornadas de trabalho sem limites aos tripulantes, desrespeito generalizado às leis trabalhistas, práticas constantes de assédio moral e de outros tipos e até mesmo maus-tratos, explícitos e implícitos, aos turistas que muitas vezes pagam caro pelos pacotes turísticos em alto-mar. Este foi o quadro pintado por trabalhadores e parentes de vítimas de cruzeiros transatlânticos, durante audiência na Comissão de Direitos Humanos. Um exemplo partiu do depoimento do advogado Jose Godolphin, irmão de Camila Peixoto, uma ex-tripulante de um navio da "MSC" que morreu a bordo em 2010. Godolphin faz parte hoje de uma ONG que coleta dados e produz um documentário sobre o setor. Alguns trechos do vídeo foram mostrados durante a sessão. 

(JOSE GODOLPHIN): Nos últimos 10 anos, 48.578 pessoas se contaminaram em navios, de qualquer tipo de doença. Nós vamos ver, tem um vídeo na frente, como é a cozinha de um navio, como é uma cozinha de cruzeiros. Como eles fazem pra despejar o lixo no cruzeiro. 

(REP): O presidente da Comissão, Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul, se comprometeu a apresentar um projeto de regulamentação para este setor a partir das sugestões dos trabalhadores e das ONGs. 

(PAULO PAIM): O que nos preocupa é o fato de que o setor de cruzeiros não é regulamentado. Não há garantia dos direitos daqueles que nele trabalham. Não são raros os casos de todo tipo de violação. Aos passageiros também não são assegurados as garantias no trajeto percorrido pelos mares. 

(REP): O advogado José Godolphin trouxe ainda outras informações que mostram os riscos a que estão sujeitos tripulantes e passageiros em alguns cruzeiros. 

(JOSE GODOLPHIN): Pessoas que desapareceram, que caíram no mar: em 10 anos 171 pessoas. 196 pessoas morreram a bordo em 10 anos. E se você vê, vai aumentando absurdamente de 3 anos pra cá. O dia 9 de dezembro um passageiro chamado Gabriel Campos Moura, a bordo do navio da Puman Tour, ele caiu de uma área desprotegida, tá internado, traumatismo craniano, seu estado é grave. Dia 9 de dezembro o empresário Teobaldo Perello caiu do 8a. andar e morreu. 

(REP): Ficou acertado que o projeto regulamentando o setor de cruzeiros será apresentado em fevereiro do ano que vem.
13/12/2012, 01h05 - ATUALIZADO EM 13/12/2012, 01h05
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00