Telefonia móvel continua aquém do desejado, diz presidente da Anatel — Rádio Senado

Telefonia móvel continua aquém do desejado, diz presidente da Anatel

LOC: HOUVE MELHORA NA TELEFONIA MÓVEL NOS ÚLTIMOS MESES, MAS O SERVIÇO AINDA ESTÁ MUITO AQUÉM DA QUALIDADE DESEJADA. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU NESTA QUARTA-FEIRA O PRESIDENTE DA ANATEL EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: Quase cinco meses depois que a Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, suspendeu por alguns dias a venda de novas linhas de três operadoras de telefonia celular, as empresas se comprometeram a melhorar a estrutura, com a ampliação da rede. Representante do sindicato das operadoras, Eduardo Levy disse, no entanto, que a dificuldade na instalação de antenas é um dos gargalos do setor. E citou como exemplo a implantação da telefonia de quarta geração, ou 4G. 

(LEVY) Nós vamos precisar de 9.566 novas licenças para a instalação de quarta geração nas 12 cidades da Copa. E as licenças é que nos são muito demoradas. 

(REPÓRTER) Eduardo Levy fez essa afirmação na audiência pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática, a CCT, para debater a qualidade dos serviços de telefonia móvel no país. O outro convidado foi o presidente da Anatel, João Batista de Rezende. Segundo ele, houve uma pequena melhora desde que agência apertou a fiscalização sobre as operadoras, mas a qualidade ainda está aquém da desejada, principalmente em relação à velocidade da internet. 

(JOÃO BATISTA) Eu acho que as operadores têm que buscar uma forma de melhorar consideravelmente os níveis de atendimento, tanto a nível de suportar a infraestrutura de rede, como também em relação ao atendimento ao usuário. 

(REPÓRTER) A população pôde participar da audiência pública por meio do serviço Alô Senado. O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, citou as reclamações mais frequentes e cobrou providências da Anatel. 

(WALTER) Essa relação entre as operadoras, tanto o roaming nacional quanto as ligações feitas de uma operadora para outra. Os valores vêm sendo questionados aqui pelos usuários, assim como também diversos casos os problemas que envolveram planos e promoções patrocinados pelas empresas no último período. 

(REPÓRTER) O presidente da Anatel anunciou que entra em vigor em março de 2013 uma medida que, segundo ele, vai forçar as empresas a melhorar a qualidade das ligações de telefone celular: uma chamada feita para o mesmo número em até dois minutos depois da primeira ligação não poderá ser cobrada. A ideia é que o usuário não tenha que pagar duas vezes em caso de queda na ligação.
12/12/2012, 01h04 - ATUALIZADO EM 12/12/2012, 01h04
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00