Empresas de aviação reclamam das taxas cobradas pela Infraero — Rádio Senado

Empresas de aviação reclamam das taxas cobradas pela Infraero

LOC: REPRESENTANTES DAS EMPRESAS DE AVIAÇÃO GERAL RECLAMAM DO AUMENTO DAS TAXAS COBRADAS PELA INFRAERO. 

LOC: O VALOR É CINQUENTA POR CENTO MAIS ALTO DO QUE O COBRADO DAS EMPRESAS AÉREAS REGULARES. OS DETALHES DA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC. A subcomissão sobre aviação civil discutiu em audiência pública a situação das empresas de aviação geral nos aeroportos brasileiros. As associações que representam o setor reclamam de cobranças de taxas diferenciadas para as empresas de aviação geral nos aeroportos. O valor é cinqüenta por cento maior do que o cobrado das empresas do grupo classificado de aviação regular. Representantes explicam que a aviação geral, que reúne, por exemplo, as empresas de transporte de cargas e as empresas de táxi aéreo oferecem mais de 300 mil postos de trabalho no setor aéreo em todo país. Uma das conseqüências das exigências da Infraero será o corte de custos de manutenção, capacitação de pessoal e dificuldade de cumprir contratos, o que vai impactar negativamente o transporte aéreo. O representante da Infraero, Francisco Siqueira, justificou que a definição é de um período anterior a constituição de 88 e que o Congresso Nacional pode criar normas que corrijam as distorções. 

(Francisco Siqueira) É uma discussão que o congresso vai resolver eu apenas estou colocando aquilo que o governo achou melhor fazer em um determinado período que melhor qualificava esse período da forma que melhor classificava ele perante a comunidade. 

(Repórter) o senador João Costa, do PPL de Tocantins, que presidiu a reunião, afirmou que a discussão é complexa, mas que o usuário dos serviços precisa ter seus direitos respeitados.

(João costa) João Costa- É preciso que as partes encontrem um denominador comum pra que seja bom pra todos e principalmente bom pros usuários do serviço. Esses sim é que precisam ser protegidos por nós e tratados com a maior responsabilidade.

(Repórter) Além da associação das empresas de aviação geral e da Infraero, também participaram da reunião representantes das empresas de táxi aéreo. A subcomissão de aviação civil tem caráter temporário e deve apresentar o relatório final dos trabalhos em fevereiro de 2013.
11/12/2012, 00h53 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 00h53
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00