CAS discute a atual situação da aviação comercial no Brasil — Rádio Senado

CAS discute a atual situação da aviação comercial no Brasil

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DISCUTIU NESTA TERÇA-FEIRA A ATUAL SITUAÇÃO DA AVIAÇÃO COMERCIAL NO BRASIL.  

LOC: O QUE CHAMOU A ATENÇÃO DOS SENADORES FOI A DEMISSÃO DE CENTENAS DE TRABALHADORES DO SETOR, ALÉM DO AUMENTO NOS PREÇOS DAS PASSAGENS. REPÓRTER SERGIO VIEIRA. 

TEC: Causou impacto em todo o país a recente demissão de 850 funcionários da Webjet, comprada recentemente pela aérea GOL, uma das duas grandes empresas nacionais. Esta ação foi definida pelo senador Cyro Miranda do PSDB de Goiás como um “conchavo”, e na prática a eliminação de uma concorrente que cobrava preços mais baratos. 

(CYRO MIRANDA): Isso não foi uma fusão. Me pareceu muito mais um conchavo para se alijar alguém do mercado. Não trouxe benefício a ninguém do consumidor. 

(REP): Por isso Cyro Miranda e também a senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul cobram uma ação mais efetiva do CADE e da ANAC quando analisarem estas fusões. O Ministério Público conseguiu uma liminar pedindo a reintegração dos demitidos, mas a situação ainda é indefinida. Ana Amélia falou também sobre o aumento no preço das passagens. 

(ANE AMELIA): Eu usava muito a Webjet. O avião era péssimo mas eu usava por economia. E uma informação do jornal Correio Braziliense de que uma passagem aérea para o Nordeste, 5.000 reais. O preço de uma passagem aérea de Brasília para Fortaleza ou Natal pode ser mais caro que uma tarifa de Brasília pra Londres ou pra Paris. 

(REP): Alberto Fajerman, representante da GOL, culpou principalmente o aumento no custo de insumos, especialmente do combustível, e as oscilações cambiais pelo aumento no preço das passagens. A presidente do Sindicato dos Aeronautas, Graziela Baggio, garante que mais demissões podem acontecer. Ela também criticou a autorização da fusão GOL-Webjet. 

(GRAZIELLA BAGGIO): O que está acontecendo é um escândalo. Aumento das passagens em 200% no mesmo dia do encerramento das operações da Webjet. O aumento das passagens é conseqüência lógica da diminuição de vôos. Uma autorização legal do Governo para demitir todos os funcionários e fechar a única empresa que praticava venda de passagens a preços mais acessíveis. A Gol vai demitir mais 850 aeronautas e a TAM mais 1.300 aeronautas até fevereiro. A GOL fez uma redução da força de trabalho, foram 3.000 demissões até outubro. 

(REP): A Comissão de Assuntos Sociais decidiu acompanhar a intermediação do Ministério do Trabalho com a GOL em relação à readmissão dos trabalhadores demitidos da Webjet.
11/12/2012, 00h43 - ATUALIZADO EM 11/12/2012, 00h43
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00