Oposição vai tentar derrubar relatório final da CPI — Rádio Senado

Oposição vai tentar derrubar relatório final da CPI

LOC: A OPOSIÇÃO VAI TENTAR DERRUBAR O RELATÓRIO FINAL DA CPI MISTA DO CACHOEIRA E APROVAR UM VOTO EM SEPARADO. 

LOC: O RELATOR DESCARTA QUE A CPI CONCLUA AS INVESTIGAÇÕES SEM A APROVAÇÃO DO PARECER OFICIAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Os integrantes da CPI Mista do Cachoeira devem votar o relatório final do deputado Odair Cunha do PT mineiro. Em relação à primeira versão, ele excluiu o pedido de investigação contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusado de atrasar as investigações do esquema de Cachoeira, e de indiciamento de jornalistas que teriam ligações com o contraventor. Mas essas mudanças não são suficientes para garantir a aprovação do relatório. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, quer uma investigação mais aprofundada das empreiteiras que receberam recursos da construtora Delta pelo esquema de Cachoeira. 

(Randolfe Rodrigues) O relatório final contemple o indiciamento do senhor Fernando Cavendish e a denúncia das empresas laranja que receberam dinheiro da empresa Delta. Se o relatório avançar neste sentido, teremos um relatório melhor, não é o ideal, mas é melhor do que o apresentado. 

(Repórer) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, negou que o voto em separado que vai apresentar seja uma retaliação ao pedido de responsabilização do governador de Goiás, Marconi Perillo. 

(Alvaro Dias) Vamos derrotar esse relatório, que é insuficiente, que apenas colocou questões já investigadas pela PF e deixou de avançar. Vamos apresentar nosso voto em separado. A CPI está chovendo no molhado. O governador já está no Ministério Público. 

(Repórter) Odair Cunha não deverá modificar o relatório final por entender que o documento corresponde às investigações realizadas há mais de seis meses. Ele descartou a possibilidade de a CPI encerrar os trabalhos sem a aprovação do parecer. 

(Odair Cunha) É um direito constitucional e regimental do parlamentar apresentar um voto em separado. Vou ouvir o debate a fim de viabilizar a aprovação do relatório. Nunca restringindo o processo de investigação abrindo mão de questões que julgo essenciais. É a organização criminosa, suas ramificações políticas e empresariais. 

(Repórter) Caso seja aprovado pela CPI nesta terça-feira, o relatório final será encaminhado para o Ministério Público Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas da União e Justiça Federal.
10/12/2012, 07h26 - ATUALIZADO EM 10/12/2012, 07h26
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00