Senado aprova voto de profundo pesar pela morte de Oscar Niemeyer — Rádio Senado

Senado aprova voto de profundo pesar pela morte de Oscar Niemeyer

O SENADO APROVOU UM VOTO DE PROFUNDO PESAR PELA MORTE DE OSCAR NIEMEYER. 

E A SESSÃO PLENÁRIA DESTA QUINTA-FEIRA FOI SUSPENSA, PARA QUE OS SENADORES PUDESSEM PARTICIPAR DO VELÓRIO DO ARQUITETO, NO PALÁCIO DO PLANALTO. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) Antes do encerramento da sessão, os parlamentares foram à tribuna do plenário do Senado para homenagear Oscar Niemeyer. O senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, lembrou da coerência política do arquiteto. 

(Inácio Arruda) ele sempre dizia quando começava. Primeiro sou comunista, segundo sou arquiteto, mas era sobretudo um homem louco pelo Brasil e seu povo. 

(Repórter) O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro, resumiu o sentimento do povo brasileiro com a partida de Niemeyer. 

(Francisco Dornelles) O Brasil morre hoje um pouco com Niemeyer e Niemeyer permanece vivo no coração de todos os brasileiros. (Repórter) Já o senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, falou da relação do arquiteto com Brasília, a cidade que guarda belas criações de Niemeyer. 

(Rodrigo Rollemberg) Tudo em Brasília respira Niemeyer, lembra Niemeyer e mais do que nunca nós temos que nos mirar no exemplo deste grande brasileiro. 

(Repórter) E o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, lembrou que o talento de Oscar Niemeyer foi além da fronteira do Brasil. 

(Mozarildo Cavalcanti) o mundo todo, hoje, com certeza, reverencia e lembra o grande homem que foi Oscar Niemeyer. 

(Repórter) O senador Eduardo Suplicy, do PT paulista, por sua vez, ressaltou a preocupação do arquiteto com os mais pobres. (Eduardo Suplicy) Foi pensando também nos menos favorecidos, que Niemeyer se preocupou em fazer o belo em suas obras. 

(Repórter) O senador José Sarney, do PMDB do Amapá, destacou que Niemeyer marcou um tempo na história do Brasil. 

(José Sarney) Foi o maior artista do nosso país. Foi um personagem extraordinário. Uma pessoa humana excepcional. 

(Repórter) E segundo o senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, Niemeyer já deve estar mexendo na arquitetura do céu. 

(Pedro Simon) Acreditamos que a arquitetura do céu é perfeita. Sei não, que deus a convocar o Niemeyer imagina ser possível ainda melhorar alguns aspectos. 

(Repórter) O senador do PT do Rio Grande do Sul, Paulo Paim, leu um trecho de um dos textos de Oscar Niemeyer. 

(Paulo Paim) Sou filho da natureza, sou filho do vento. Um pequeno e humilde ser nela inserido. 

(Repórter) E o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, recordou da ousadia do arquiteto. 

(Cristovam Buarque) Está na manchete de um dos jornais hoje onde ele diz que o sonho é o começo de todas as coisas. Ele não temeu sonhar. 

(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg propôs que em 17 de dezembro o Senado faça uma sessão solene para homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 104 anos.
06/12/2012, 04h29 - ATUALIZADO EM 06/12/2012, 04h29
Duração de áudio: 02:53
Ao vivo
00:0000:00